Dia Mundial do Enfermo motiva Romaria ao Santuário Nacional

Peregrinação anual da Pastoral da Saúde reúne agentes de todo o país


No próximo sábado (08), o Santuário Nacional de Aparecida acolhe a 9ª Romaria Nacional da Pastoral da Saúde, reunindo mais de três mil agentes de todas as regiões do país. A peregrinação anual deste Organismo da Igreja ligado diretamente à CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, faz parte das celebrações pelo Dia Mundial do Enfermo, recordado no próximo dia 11.

Os peregrinos participam às 9h de missa no Altar Central da Basílica, presidida pelo Bispo responsável pela Pastoral da Saúde no país, Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, e, em seguida, se reúnem no Auditório Pe. Noé Sotillo para um momento de partilha de atividades realizadas com êxito por equipes em suas comunidades de atuação.

Durante o encontro, o tema "Maria, mãe da vida e da compaixão solidária" será refletido, juntamente com a mensagem do Papa Francisco para o 28º Dia Mundial do Enfermo. Em carta dirigida aos doentes e aos agentes da pastoral da saúde de todo o mundo, o Pontífice reforçou a importância do trabalho desta Pastoral, quando chamada a levar a presença do Cristo àqueles que d'Ele necessitam.

"Quando vos defrontais com os limites e possível fracasso da própria ciência médica perante casos clínicos cada vez mais problemáticos e diagnósticos funestos, sois chamados a abrir-vos à dimensão transcendente.[...] agradeço aos voluntários que se colocam ao serviço dos doentes, procurando em não poucos casos suprir carências estruturais e refletindo, com gestos de ternura e proximidade, a imagem de Cristo Bom Samaritano." expressou o Papa Francisco em sua Mensagem.

No encontro também estarão presentes sacerdotes responsáveis pelas Pastorais da Saúde em suas Dioceses de origem, para que a experiência desta Romaria seja também replicada nas formações diocesanas desenvolvidas no ano.