As escolas estaduais interessadas em aderir ao programa cívico-militar do Estado de São Paulo começarão a ouvir os pais e responsáveis de alunos a partir desta quinta-feira (1). As opiniões deverão ser registradas até o dia 15 de agosto.
Atualmente, 24 escolas estaduais da região manifestaram interesse em aderir ao modelo cívico-militar. Essas escolas realizarão consultas públicas para que a comunidade escolar opine e vote sobre a adesão ou não ao programa.
Nessa etapa, poderão participar os pais ou responsáveis de alunos menores de 16 anos, estudantes a partir de 16 anos ou seus familiares, além dos professores e outros profissionais da rede de ensino. Caso não seja atingida a quantidade mínima de votos válidos, serão realizadas outras duas rodadas de consulta.
A segunda consulta está prevista para ocorrer entre os dias 20 e 22 de agosto. Se necessário, uma terceira rodada de consulta será realizada entre 27 e 29 de agosto.
O objetivo do governo estadual é definir, até o fim de agosto, quais 45 escolas passarão a atuar no modelo cívico-militar a partir de 2025.
Além disso, em agosto, será realizada a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual. Os estudantes poderão registrar intenção de transferência para essas unidades ou para outras escolas da rede até o início de setembro. O Estado informou que o gasto com a contratação dos monitores para o programa será de R$ 7,2 milhões para as escolas.
Número de escolas interessadas no programa, na região: