Com o aumento da temperatura e a chegada do verão, muitas pessoas já desejam voltar a frequentar a piscina, local usado para pegar sol, relaxar e se refrescar. Apesar da mudança da estação, a pandemia causada pelo novo coronavírus ainda faz parte da realidade brasileira e deve ser levada em consideração. Assim, surge a dúvida: até que ponto é seguro realizar atividades como ir à piscina?
Felizmente, para quem gosta de se refrescar, a água não é um ambiente amigável para o vírus da Covid-19 e, portanto, a transmissão não acontece por meio desse ambiente, como explica um estudo feito pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha.
A explicação por trás da impossibilidade de se contaminar pela água da piscina é explicada pela presença do cloro e de outras soluções desinfetantes, que são suficientes para acabar com o vírus. Já a aglomeração dentro e fora da piscina, entretanto, pode apresentar riscos, sendo o real problema desse tipo de atividade.
Para quem tem piscina em sua residência familiar, o risco é praticamente nulo, uma vez que aquele espaço não é compartilhado com outras pessoas. Por outro lado, quem mora em prédio, condomínio ou outro tipo de residência com circulação de outras famílias precisa tomar alguns cuidados para garantir a saúde de todos.
Apesar da impossibilidade de se contaminar com o vírus estando dentro da piscina, uma ida a esse espaço dificilmente se restringe a entrar dentro d'água e ir embora logo em seguida.
Caminhar pelo prédio ou condomínio sem muito cuidado, encontrar outras pessoas e deixar as crianças livres para brincar pelo local costumam fazer parte desse tipo de lazer, mas não são recomendadas durante o período de pandemia.
Ainda é necessário cumprir alguns cuidados
Mesmo nos momentos de lazer, é muito importante seguir alguns cuidados básicos para evitar uma possível contaminação causada pelo novo coronavírus. Permanecer a pelo menos 1,5 metro de distância de outras famílias na borda da piscina e não compartilhar objetos pessoais, copos e lanches estão entre as principais recomendações.
Além disso, fora da piscina, é muito importante usar máscara durante todo o tempo, evitando que o item fique molhado por conta da água que respinga da piscina ou com suor, já que a umidade faz com que a máscara perca sua eficácia. Dentro da piscina, a máscara fica úmida rapidamente.
Assim, a melhor maneira de evitar uma possível contaminação é se manter afastado de outras pessoas.
A higienização da piscina também deve estar sempre em dia, com o uso de soluções desinfetantes e o constante funcionamento de uma bomba para piscina, evitando que a água fique parada.