A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, está com inscrições abertas para o Reforça 3.0, programa de aceleração, capacitação e transformação social destinado a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que querem potencializar seu impacto. Em sua terceira edição, a iniciativa conta com duas opções de jornadas de capacitação realizadas em parceria com a Phomenta: uma com foco na gestão estratégica e outra na estruturação de modelos de negócios para geração de receita. As inscrições vão até 22 de setembro pelo site.
Trinta organizações serão pré-selecionadas e passarão por um processo de avaliação, que incluirá diagnóstico de maturidade e entrevista. Ao final desta etapa, todas receberão um Relatório Institucional próprio e personalizado, gerado pela Phomenta com as principais informações contábeis, jurídicas e de maturidade da organização. As vinte primeiras iniciarão o programa de mentoria. A formação será dividida em quatro módulos, com encontros online, totalizando 93 horas de consultoria, e previsão de encerramento em maio de 2024. O programa destinará um capital semente de até R$ 50 mil entre os projetos com melhor avaliação.
Podem participar organizações presentes em municípios na área de atuação da EDP no Brasil, nos seguintes estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.
As trilhas
A jornada de Gestão Estratégica é destinada a organizações com ao menos um ano de atuação e terá como foco questões relacionadas a liderança, estabelecimento de rotinas e processos, captação de recursos, voluntariado e resolução e priorização de problemas. Já a trilha de Novos Negócios é para organizações com ao menos três anos de atuação e que buscam a sustentabilidade econômica para uma atuação de impacto. Por isso, a consultoria vai trabalhar a realização de testes (prototipação), modelagem de negócio, marketing e comercial.
Reforça
O programa Reforça foi criado pela EDP em 2020, em parceria com a Phomenta, para capacitar e desenvolver organizações de diferentes áreas, mas que atuem com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nos dois primeiros anos do programa, as organizações participantes desenvolveram iniciativas e estratégias que, somadas, captaram um total de R$ 3,3 milhões. Além disso, com a colaboração e influência do programa, as organizações conseguiram captar 111 novas parcerias e realizaram, ao todo, 162 iniciativas de melhorias e implementação de novas ideias. Outros dois dados mostram a relevância do programa: 63% dos participantes da edição de 2022 aumentaram o número de doadores e 69% ampliaram o número de voluntários.