EDP inicia troca de luminárias de maior consumo por LED em Caçapava

O projeto terá o investimento de R$ 772 mil custeado pela EDP


A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, inicia a substituição de 494 pontos de iluminação pública em Caçapava, por luminárias de tecnologia LED, que são mais eficientes, econômicas e sustentáveis.

A escolha dos locais para a implantação da nova iluminação foi realizada em parceria com Prefeitura Municipal e com o projeto finalizado, a economia de energia prevista para o município é de 620MWh/ano, o equivalente ao consumo de energia de 258 residências, além de diminuir também os custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da luminária LED é muito superior ao sistema anterior.

A instalação já iniciou e tem como previsão de término a primeira quinzena de dezembro.

"Com a economia gerada por meio das lâmpadas LED na iluminação pública, o município de Caçapava tem a possibilidade de redirecionar os recursos em prol da própria população. Além disso, uma melhor eficiência na iluminação das vias impacta positivamente na segurança pública da região", ressalta Giuliano Vieira, gestor executivo da EDP. O novo modelo de luminárias traz ainda menos impacto ambiental?por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

O projeto de substituição das luminárias de maior consumo por LED da iluminação pública de Caçapava foi contemplado na Chamada Pública de Projetos - CPP 001/2019 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O valor de investimento da EDP no projeto será de R$ 772 mil.

A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP acontece anualmente, beneficiando ações de pessoas físicas e jurídicas que promovam a transformação por meio da eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica. O objetivo é incentivar propostas que contribuam com o combate ao desperdício e redução do consumo de energia na área de concessão da EDP.

Realizar projetos que resultem em eficiência energética é uma ação que reafirma o compromisso da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU), para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da EDP para crescer gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.