EDP instala painéis de medição inteligente em conjuntos habitacionais de Guaratinguetá e Aparecida

Iniciativa garante maior segurança, eficiência energética e qualidade no atendimento à população; ação beneficiará cerca de 670 famílias


A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, iniciou a instalação de painéis de medição inteligente em dois conjuntos habitacionais de Guaratinguetá e Aparecida. A ação beneficiará cerca de 670 famílias.

Os novos equipamentos serão instalados no Condomínio Santa Mônica, em Guaratinguetá, e no Condomínio da CDHU em Aparecida. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em julho.

Entre os benefícios proporcionados pelos novos equipamentos está a modernização das caixas de medição, que traz mais segurança e qualidade para os moradores. Outro ponto de destaque é a leitura remota do consumo de energia, sem a necessidade de visita do leiturista e mais agilidade no atendimento de solicitação de religação da energia, com atuação à distância.

"Os painéis de medição inteligente são investimentos que integram o planejamento estratégico da EDP para levar energia segura e de qualidade a todas as regiões da área de atuação da empresa", afirma Afonso Celso, gestor de projetos e construção da EDP. Até o momento, cerca de 1.000 famílias desses municípios já foram beneficiadas com essa tecnologia.

Conscientização sobre o uso eficiente da energia e cadastro na Tarifa Social de Energia

Após a finalização das obras, a EDP fará ações sociais para conscientizar os moradores sobre o uso seguro e racional da energia elétrica. Serão realizadas visitas de orientação às famílias para incentivar o melhor uso da energia, sem desperdício, e também sobre o acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica, caso estejam em algum programa social do Governo Federal.

Esse benefício é concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados como de baixa renda, podendo chegar a 65% de desconto. O percentual varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês) e é aplicado somente a uma unidade consumidora por família.

Desde o início do ano, mais de 1.030 famílias já foram cadastradas na Tarifa Social de Energia em Guaratinguetá, totalizando cerca de 6.200 benefícios concedidos regularmente. De acordo com levantamento realizado pela EDP, o potencial de novos cadastros da Tarifa Social no município representa 4.440 famílias.

Já em Aparecida, foram realizados neste ano 301 novos cadastros, chegando a 2.320 famílias beneficiadas. O potencial de novas inscrições é de mais 1.730 famílias.

"O benefício da Tarifa Social vai ao encontro do compromisso da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estimulando a inclusão e promovendo o fornecimento de energia a um preço acessível a todas as pessoas", destaca o gestor da EDP.