EDP realiza mutirão técnico em Pindamonhangaba, beneficiando 10 mil clientes em quatro bairros

Esta será a sexta grande operação realizada no município nos últimos dois meses.


Equipes da EDP, concessionária de energia elétrica do Vale do Paraíba, promovem nesta quinta-feira (19) mais um mutirão técnico em Pindamonhangaba. Esta será a sexta ação desse porte na cidade nos últimos dois meses, reforçando o compromisso da empresa com a prevenção e a qualidade do serviço em sua área de atuação.

A iniciativa, que ocorrerá das 8h às 17h, inclui a poda de árvores próximas à rede elétrica nos bairros Ribeirão Grande, Residencial Andrade, Santana e no distrito de Moreira César. Com essa ação, mais de 10 mil clientes, tanto residenciais quanto comerciais, serão diretamente beneficiados.

"Nosso objetivo é atuar preventivamente para minimizar os impactos à rede elétrica causados por tempestades, especialmente comuns durante o verão, que começa neste sábado (21). Para isso, mobilizamos 10 equipes dedicadas exclusivamente ao mutirão em Pindamonhangaba", afirma Claudemir Siqueira, gestor da EDP.

Os serviços seguem rigorosos critérios técnicos e ambientais, garantindo a compatibilidade entre a vegetação e a infraestrutura elétrica. Todas as intervenções serão realizadas em regime de linha viva, o que permite sua execução sem interromper o fornecimento de energia.

Desde novembro, as operações têm sido intensificadas como parte do Plano Verão 2024/2025 da EDP, priorizando áreas com alta densidade de vegetação, um dos principais fatores de impacto na segurança e continuidade do fornecimento de energia. Durante eventos climáticos severos, como chuvas e ventos fortes, galhos e árvores podem cair sobre a rede elétrica, provocando interrupções no serviço.

As ações preventivas de poda são realizadas regularmente ao longo do ano em toda a área de concessão da EDP. Em Pindamonhangaba, por exemplo, de janeiro a dezembro de 2024, já foram feitas mais de 9 mil podas e a limpeza de 12.700 m² de áreas com vegetação.