EDP reestabeleceu o fornecimento de energia para 98% dos locais impactados no Vale do Paraíba

Equipes completam mais de 36 horas de atendimento contínuo para normalizar o serviço o quanto antes


Depois de mais de 36 horas consecutivas de esforço de suas equipes, a EDP alcançou a recuperação de 98% do fornecimento de energia para os clientes afetados pelas chuvas que atingiram o Vale do Paraíba na tarde de sexta-feira (3).

Neste domingo (5), as equipes continuam mobilizadas e reforçadas, trabalhando em turnos para restaurar o serviço o mais rápido possível. O tempo necessário para a normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos ao sistema elétrico. Parte do trabalho em campo é realizado em colaboração com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos municipais.

A EDP enfatiza que segue um protocolo de priorização no atendimento em situações de alto volume de ocorrências, dando prioridade inicialmente à resolução de casos que envolvem hospitais, clientes que dependem de equipamentos essenciais para a vida e instalações de serviços essenciais. Em todos os locais onde ocorrerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a energia já foi restaurada.

Até o momento, foram registradas mais de 820 ocorrências na região devido às chuvas, resultando em um aumento significativo do grau de complexidade da operação do sistema elétrico local em comparação com um dia típico.

Cidades

No Vale do Paraíba as cidades com o maior número de ocorrências em andamento são Guaratinguetá, São José dos Campos e Taubaté.

Em Guaratinguetá, os bairros mais afetados são Chácaras Bom Jardim II, Jararaca e Morro Verde.

Já em São José dos Campos, os bairros Jardim Ismênia e Jardim Augusta estão entre os mais impactados.

Em Taubaté, os bairros com maior impacto são Estiva, Vila Jaboticabeira e Jaraguá.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, não há, até esse momento, previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

Ainda assim a EDP reforça as recomendações quanto à segurança, para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento. Caso haja dificuldade de contato pelo 0800, os canais digitais também podem ser acessados: