Eletronuclear divulga relatório anual para toda a população

Documento traz oportunidades e desafios enfrentados pela empresa em 2022


Com o objetivo de apresentar um panorama dos principais resultados da empresa nos âmbitos econômico, ambiental, social e de governança, a Eletronuclear publicou o Relatório Anual 2022. A construção civil de Angra 3, a mudança societária da empresa, a conclusão da Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS) e a evolução do projeto de extensão da vida útil de Angra 1 estão entre os destaques da publicação, que já pode ser conferida por toda a população.

"Podemos dizer que o ano passado foi, sem sombra de dúvida, um verdadeiro divisor de águas na trajetória da companhia. Após um longo processo, que culminou com a capitalização da Eletrobras, nossa empresa agora tem um novo controlador, um novo nome e uma nova marca", ressalta o presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court, sobre a nova holding ENBPar.

A atuação social da Eletronuclear junto às populações do entorno da central nuclear de Angra dos Reis também ganhou espaço no documento, a partir da retomada dos canais de diálogo com as comunidades tradicionais na Costa Verde Fluminense, como indígenas e quilombolas. Além disso, são apresentados balanços das atividades de preservação ambiental da região, como pelo Laboratório de Monitoração Ambiental (LMA), implantado em 1978, responsável por medir o nível de radiação ambiental no entorno das usinas.

O relatório destaca ainda resultados positivos em termos operacionais. Em 2022, Angra 1 e 2 geraram juntas 14,6 milhões de megawatts-hora (MWh), energia suficiente para manter acesa toda a iluminação pública do país no mesmo período. Também é importante frisar o desempenho financeiro da companhia no ano, com Ebitda positivo de R$ 1,58 bilhões - um indicador utilizado para analisar a contabilidade das empresas.

Da mesma forma, a efetiva retomada das obras de Angra 3 com a primeira concretagem realizada em novembro do ano passado, após quase sete anos de paralisação, chama a atenção para os avanços conquistados. "Em 2023, tenho certeza de que, mesmo com todas as dificuldades, conseguiremos concluir a modelagem da usina e lançar o edital que nos permitirá cumprir nossa meta de entregar ao sistema elétrico nacional mais 1.405 MW de energia firme e limpa", conclui o presidente.

Todo o trabalho, que apresenta as oportunidades e desafios da empresa, foi relatado em 110 páginas com uma linguagem objetiva e acessível, além de um layout moderno, com fotos, tabelas e gráficos. O Relatório Anual 2022 pode ser conferido no site da Eletronuclear, na aba Governança ou clicando aqui.