Embraer e Intelsat firmam acordo para oferecer internet de alta velocidade a bordo dos E-Jets E2
O novo sistema, com velocidade de até 275 Mbps, promete aos passageiros uma experiência de navegação e streaming semelhante à de redes domésticas, com cobertura global e baixa latência.
A Embraer anunciou um acordo com a Intelsat para a instalação de um sistema de conectividade de alta velocidade a bordo dos jatos E-Jets E2 ainda durante a fabricação das aeronaves. O novo sistema, com velocidade de até 275 Mbps, promete aos passageiros uma experiência de navegação e streaming semelhante à de redes domésticas, com cobertura global e baixa latência.
O equipamento da Intelsat será o primeiro sistema multiórbita com antena de orientação eletrônica (ESA, na sigla em inglês) a ser integrado diretamente na linha de montagem de aeronaves. A tecnologia estará disponível para instalação até o fim deste ano e será oferecida como opcional aos clientes da Embraer.
Segundo Rob Baird, diretor de programas da Intelsat, a antena permite uma conectividade confiável assim que a aeronave entra em operação. "Os passageiros dos jatos E2 poderão aproveitar em voo o mesmo acesso à internet de alta velocidade que já têm em suas casas, graças à nossa ampla cobertura e baixa latência", afirmou.
Martyn Holmes, diretor comercial da Embraer Aviação Comercial, destacou que o acordo é mais um passo no aprimoramento da experiência a bordo. "Oferecer conectividade confiável e de alta velocidade é uma oportunidade fundamental para melhorar significativamente a experiência dos passageiros e reforçar a competitividade das companhias aéreas", disse.
A antena ESA da Intelsat é leve, tem menos de 3 polegadas de altura e gera menor arrasto aerodinâmico, o que contribui para reduzir o consumo de combustível, em linha com o compromisso ambiental da Embraer nos modelos E2.
Com sede nos Estados Unidos, a Intelsat opera a maior rede integrada de satélites e infraestrutura terrestre do mundo e é uma das principais fornecedoras de serviços de conectividade a bordo.