Embraer e Lituânia fecham parceria estratégica para setor de defesa e inovação

O fortalecimento da parceria com a Lituânia faz parte da expansão estratégica da Embraer na Europa.


A Embraer, uma das principais fabricantes globais do setor aeroespacial, deu início a uma cooperação de longo prazo com a indústria da Lituânia, voltada aos setores de defesa e tecnologia. A iniciativa ocorre após o país europeu selecionar, em junho deste ano, a aeronave militar C-390 Millennium como parte da modernização de sua frota de transporte.
 
 
Nos últimos dias, uma delegação da Embraer percorreu a Lituânia para reuniões com empresas locais e visitas a instalações industriais. Os encontros envolveram áreas como manutenção, engenharia, inovação, tecnologia e cadeia de suprimentos.
 
"Contribuiremos para as capacidades de defesa da Lituânia com o C-390 Millennium e, também, apoiaremos o desenvolvimento industrial e tecnológico do país", afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
 
O fortalecimento da parceria com a Lituânia faz parte da expansão estratégica da Embraer na Europa. Desde os anos 2000, a companhia vem ampliando sua atuação no continente, com investimentos em empresas de defesa, centros industriais e uma rede europeia de fornecedores - atualmente, mais de 40% da cadeia do C-390 é composta por parceiros europeus.
 
O modelo já foi escolhido por diversos países da OTAN, como Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, Suécia, Eslováquia e República Tcheca. Na Lituânia, a chegada do cargueiro vai reforçar as capacidades operacionais do país, com suporte completo de manutenção e treinamento oferecido no próprio continente.
 
O Ministério da Defesa e o Ministério da Economia e Inovação da Lituânia destacam a cooperação com a Embraer como uma oportunidade de consolidar uma base industrial de defesa moderna e integrada com instituições de ensino e pesquisa.
 
Desde sua entrada em operação em 2019, o C-390 demonstrou confiabilidade e desempenho elevado, com taxa de capacidade de missão de 93% e taxa de conclusão de 99%. A aeronave é capaz de operar em terrenos não pavimentados e realizar diferentes missões, como transporte de tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, ajuda humanitária e reabastecimento em voo.