A Embraer e a PT Dirgantara Indonesia (PTDI), principal empresa aeroespacial da Indonésia, assinaram um Memorando de Entendimentos (MoU) para expandir a colaboração na aviação comercial. A parceria foi formalizada durante o CEO Fórum Indonésia-Brasil, realizado no contexto do encontro do G20 no Brasil.
O acordo foi anunciado com a presença de lideranças globais, incluindo o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, além de autoridades como Airlangga Hartarto, ministro coordenador de relações econômicas da Indonésia, e representantes da KADIN (Câmara de Comércio e Indústria da Indonésia).
Com o objetivo de explorar oportunidades de desenvolvimento conjunto, a Embraer e a PTDI irão conduzir estudos para identificar áreas estratégicas de cooperação em engenharia e fornecimento de aeronaves. A colaboração também visa promover soluções inovadoras em mobilidade aérea, atendendo às necessidades específicas do setor na Ásia e em outras regiões.
"Estamos entusiasmados com o relacionamento crescente entre a Embraer e a PTDI. A Indonésia é um dos mercados de aviação que mais cresce globalmente, e há muito potencial para aprimorar as capacidades aeroespaciais do país", afirmou Rodrigo Silva e Souza, Vice-Presidente de Marketing da Embraer Aviação Comercial.
A parceria reforça a presença da Embraer na Indonésia, onde já opera uma frota de jatos comerciais e executivos, além de aeronaves militares, como os Super Tucanos A-29. A PT Wijaya Jasa Angkasa (WJA) também mantém um centro de serviços autorizado da Embraer no país.
A iniciativa marca um passo significativo para a ampliação da colaboração aeroespacial entre o Brasil e a Indonésia, fortalecendo os laços econômicos e tecnológicos entre as duas nações.