Embraer recebe certificação para o jato cargueiro E190F operar globalmente
Lançado em maio de 2022, o programa E190F foi desenvolvido para atender às crescentes demandas do e-commerce, que exige entregas rápidas e descentralizadas.
A Embraer anunciou que o E-Freighter E190F, seu jato cargueiro, recebeu a certificação completa da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), permitindo suas operações globais. O E190F também já obteve as certificações da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2024.
Lançado em maio de 2022, o programa E190F foi desenvolvido para atender às crescentes demandas do e-commerce, que exige entregas rápidas e descentralizadas. O jato realizou seu voo inaugural em abril de 2024 e sua primeira exibição pública aconteceu no Farnborough Airshow, no Reino Unido, em julho de 2024.
Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial, destacou a importância da certificação da EASA como um marco para o programa de conversão de jatos de passageiros em cargueiros. "Os E-Jets têm grande sucesso mundial, e estamos prontos para oferecer uma solução de excelência para nossos clientes, atendendo à necessidade global de entregas mais rápidas, tanto em áreas metropolitanas quanto em regiões mais remotas", afirmou Holmes.
Com uma capacidade de carga 40% maior e um alcance três vezes superior ao de aeronaves cargueiras maiores, como os turboélices, o E190F oferece custos operacionais até 30% menores em comparação com aeronaves narrowbody. Sua capacidade máxima de carga útil é de 13.150 kg, combinando os compartimentos de carga inferior e superior.