#EMCASACOMSESC traz debates de diferentes assuntos nessa semana

Até 3 de outubro, o Sesc SP traz diversos temas para serem debatidos


Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador que o mundo está passando, a série Ideias promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), trouxe a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na última terça-feira (29), o encontro "Ideias: Os desafios da documentação histórica digital em acervos" tratou de questões que se tornaram ainda mais urgentes no período de pandemia, com a sociedade cada vez mais voltada ao universo digital. 

Nesta quinta-feira (1), é o Dia Internacional do Idoso, conforme data estabelecida pela ONU em 1990. O marco será celebrado pela série Ideias #EmCasaComSesc com o encontro "Reflexões sobre os estereótipos do envelhecimento por meio da arte". Para além da atenção à legislação de proteção à pessoa idosa, o Sesc São Paulo considera a efeméride como oportunidade de fomentar a valorização da cultura do envelhecimento por meio da fruição artística. É nesta perspectiva que será realizada a abertura da Mostra Sentidos: a longevidade na arte por meio de um debate com
especialistas acerca dos estereótipos e preconceitos do envelhecimento e as possibilidades de reflexão por meio da fruição artística.

Na sexta-feira (2), a mesa "O cuidado das desigualdades: a importância do SUS e da humanização" propõe mostrar a relação direta entre alguns marcadores sociais e a saúde da população. Nesse cenário, modelos de cuidado humanizado e que considerem os contextos sociais se mostram mais eficazes para a saúde da sociedade como um todo. O Sistema Único de Saúde (SUS) e grupos sociais mobilizados por coletivos e movimentos periféricos se complementam no cuidado das vulnerabilidades, valorizando saberes populares, culturais e redes humanizadas.

No sábado (3), acontece o encontro "Jogos on-line: desafios e virtudes sob uma perspectiva socioeducativa". Presentes de forma intensa no cotidiano das pessoas, entre todas as faixas etárias, os jogos eletrônicos impactam hábitos relacionados à educação, ao lazer e à saúde. Neste contexto, a mesa propõe reflexões sobre tabus, incertezas e virtudes
que se desdobram desse hábito tão assimilado no tecido social.