Entenda o que significa alienação no refinanciamento de veículos

Quando o carro está alienado, ou seja, cujo pagamento total ainda não foi realizado, surge uma questão: podemos refinanciá-lo?


Sempre buscamos a forma mais simples de negociar uma dívida, quer seja economizando ao máximo para quitar todas as dívidas rapidamente ou procurando um empréstimo. Uma das formas de negociação pode ser refinanciamento de veículos.

O que é o refinanciamento de veículos?

Quer seja em agências de empréstimo ou em bancos, a solicitação de empréstimo costuma vir associada à uma garantia de pagamento, o refinanciamento de veículos é uma delas. O carro se torna garantia de pagamento do crédito e, caso a inadimplência venha a ocorrer, o banco ou agência de empréstimos ficam libertos para tomar posse do veículo.

Quando o carro está alienado, ou seja, cujo pagamento total ainda não foi realizado, surge uma questão: podemos refinanciá-lo?

É possível ser feito refinanciamento de veículos alienados, inclusive, é uma ótima saída para os casos de se estar com uma dívida que precisa de quitação imediata. Existem apenas alguns requisitos a serem seguidos:

- Nem todo banco aceita esse tipo de empréstimo, então é recomendável que se pesquise a operadora de crédito mais interessante e que possibilite essa modalidade. Fica fácil conseguir diminuir o valor das mensalidades através de uma negociação, assim como uma menor incidência de juros. Procure discutir isso e negociar com o responsável pelo seu caso;

- Atenção ao valor de seu veículo e o limite de valor que pode-se pegar emprestado. Se o carro estiver avaliado em R$30.000 pela tabela FIPE o valor máximo que se pode adquirir no empréstimo é o citado;

- Quão próximo está da quitação do pagamento do veículo é outro ponto a se levar em consideração. O valor que falta deverá ser quitado assim que o empréstimo for concedido. Portanto, se foram negociadas 30 parcelas e 20 delas já foram pagas antes do refinanciamento, assim que o empréstimo for liberado, as 10 últimas parcelas devem ser adiantadas.

Isso feito, o processo de refinanciamento deve ter um funcionamento completamente fluido. Mas a grande pergunta é: esse processo é bom ou ruim?

Quão válido é o pedido de refinanciamento?

Essa é uma questão bem subjetiva, já que vai depender muito da vivência e da situação econômica de cada um. É interessante, portanto, analisar a situação de forma específica, considerando o valor dos juros e do financiamento atual, ao qual se submete. Com isso em mãos é realmente um jogo de peso e contrapesos do que é melhor à sua situação financeira.

Claro que, a depender do estado de quitação de seu carro, essa modalidade de empréstimo pode não ser a mais indicada para reduzir as despesas, já que esse passo pode facilmente trazer a incidência de juros sobre juros.

O que torna essa modalidade de refinanciamento de veículos super atraente é a facilidade de conseguir, assim como a rapidez e reduzida burocracia, o que exige grande cautela por parte do cliente.

Uma dica super válida é ver qual o valor das parcelas está sendo pago no momento e chocar com a realidade pós refinanciamento. Isso deve ser capaz de te dar um panorama hipotético bem claro de como será sua vida e o peso das parcelas em seu orçamento depois de contratar essa manobra financeira.

Como achar a melhor oportunidade para refinanciamento?

Pesquisa intensa e constante, fazendo não somente visitas à operadoras de crédito, mas também negociações, questões e um levantamento bem esmiuçado a respeito de todas as condições de pagamento, consequências do inadimplemento e etc.

Como cada banco funciona de uma forma, assim como as agências operadoras de crédito, trate esse refinanciamento como uma compra, afinal de contas, você estará sim fazendo um pagamento e contratando um serviço.

Isso feito, estamos certos de que encontrará a melhor operadora do mercado para fazer o seu refinanciamento de veículo!