Estado de SP registra mais de 2,6 mil incêndios em edificações nos cinco primeiros meses de 2025

Incêndios são causados, em grande parte, por falhas elétricas, descuidos domésticos e ausência de equipamentos adequados.


Entre janeiro e maio de 2025, o estado de São Paulo contabilizou 2.688 incêndios em edificações residenciais e comerciais, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Em 2024, foram registrados 7.003 casos ao longo do ano inteiro. A maioria dos focos aconteceu em imóveis fora das exigências do Regulamento de Segurança Contra Incêndios (RSCI).
 
 
Do total neste início de ano, 1.690 incêndios ocorreram em edificações que não seguem o RSCI, enquanto 998 foram em locais com exigência regulatória. Já em 2024, 4.475 incêndios ocorreram em imóveis fora do escopo do regulamento, e 2.528 em edificações sujeitas às normas.
 
Hoje, a maior parte dos empreendimentos residenciais e comerciais no país já conta com sistemas de combate a incêndio, como detectores de fumaça, extintores, mangueiras, portas corta-fogo e alarmes. Há ainda diferentes tipos de extintores para classes específicas de incêndio: materiais sólidos (classe A), líquidos inflamáveis (classe B) e equipamentos elétricos energizados (classe C).
 
Alexandre Mitidieri, diretor de negócios da Kidde Global Solutions (KGS), alerta que o uso incorreto dos extintores pode agravar a situação. "Utilizar um extintor de água em um incêndio de classe C pode resultar em choque elétrico, causando sérios danos ao operador", explica. Ele destaca o extintor ABC como uma opção mais versátil e segura, indicado para todos os tipos de incêndio estrutural e com durabilidade de cinco anos. "Nosso modelo ABC Mega Mais pesa apenas 3,2 kg e é ideal para residências, escritórios, escolas, hospitais e edifícios públicos", comenta.
 
As principais causas dos incêndios estruturais incluem falhas na manutenção, má qualidade de equipamentos, curtos-circuitos, instalações elétricas antigas, sobrecarga e uso incorreto de aparelhos como aquecedores, extensões, carregadores de celular, além de descuidos com panelas no fogo, velas acesas e bitucas de cigarro descartadas de forma irregular.
 
Dicas para evitar acidentes:
 
1. Utilize disjuntores apropriados para cada ambiente;
2. Evite sobrecarga na rede elétrica;
3. Use apenas carregadores de celular originais;
4. Não deixe panelas sozinhas no fogo;
5. Redobre a atenção com velas acesas e crianças na cozinha;
6. Mantenha a manutenção dos aparelhos em dia.