Exército Brasileiro realiza maior simulação militar do ano no Vale do Paraíba

Treinamento seguirá até dia 4 de dezembro.


Helicópteros, veículos blindados e cerca de 8 mil militares estão mobilizados na região do Vale do Paraíba para a Operação Perseu, a maior simulação de missão do Exército Brasileiro em 2024. O treinamento começou na segunda-feira (25), em Taubaté, e seguirá até o dia 4 de dezembro, envolvendo atividades em sete cidades da região e encerrando-se em Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro.
 
 
Além de Taubaté, as cidades de Pindamonhangaba, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Silveiras e Areias serão palco de ações estratégicas durante a operação. Realizada pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE), a simulação reúne tropas de cinco comandos militares de área, totalizando 7.752 militares, 51 veículos blindados, 433 viaturas não blindadas e 25 aeronaves.
 
Segundo o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), de Taubaté, a Operação Perseu tem como objetivo adestrar as tropas das Forças de Prontidão Operacional (Forpron) e manter a prontidão para missões de defesa nacional e ações de cooperação. "O exercício é realizado em condições o mais próximas possíveis da realidade do combate, no mais alto nível de comando operacional", informou o CAvEx.
 
Ações programadas na região
 
Segunda-feira (25): A operação teve início no CAvEx, em Taubaté, com a reunião de tropas, equipamentos e viaturas para inspeção do Comandante Militar do Sudeste.
 
Quarta-feira (27): Em Cruzeiro, tropas aeromóveis realizaram ações em território simulado como inimigo, com foco em reconhecimento, segurança e incursões.
 
Quinta-feira (28): Em Lorena, as tropas enfrentarão desafios de combate em obstáculo aquático, no rio Paraíba do Sul, utilizando veículos blindados e equipamentos da Engenharia do Exército.
 
Sexta-feira (29) a domingo (1): As cidades de Silveiras e Areias serão cenários de treinamentos de combate urbano, com a aplicação de técnicas específicas em áreas edificadas.
 
Após as atividades no Vale do Paraíba, a Operação Perseu será finalizada no estado do Rio de Janeiro, com ações em Itatiaia e Resende.