A mostra é fruto das oficinas de educação patrimonial promovidas pela Origem Arqueologia, como contrapartida ao projeto de Recuperação e Restauro da Capela Sant'Ana
Na última sexta-feira, foi aberta a exposição "Capela Sant'Ana: um novo olhar, um novo tempo!", no Museu Histórico de Pindamonhangaba. O evento marcou o início da mostra, que resgata a memória e o valor patrimonial da capela, como resultado das oficinas de educação patrimonial promovidas pela empresa Origem Arqueologia, em contrapartida ao projeto de Recuperação e Restauro da Capela Sant'Ana.
A exposição oferece um olhar sobre a história e identidade local, destacando elementos como a imagem da padroeira Sant'Ana, os vitrais, a singularidade arquitetônica da capela, a técnica de taipa e os ladrilhos hidráulicos.
Sob a orientação do arte-educador e Mestre da Cultura Popular Brasileira, Mestre Magela Borbagatto, as oficinas estimularam a conscientização sobre a importância do patrimônio. "A recuperação e o restauro de um bem patrimonial é uma maneira de uma comunidade manifestar respeito e carinho por aqueles que vieram antes, aqueles que lançaram os fundamentos da nossa história", afirmou Mestre Magela.
A iniciativa contou com a participação de cerca de 100 pessoas e com o apoio da Paróquia Sant'Ana e do SENAC, fortalecendo o vínculo da população com o espaço. Mauro Celso Barbosa, Chefe de Divisão de Patrimônio, ressaltou: "A Capela Sant'Ana, em processo de restauro, representa um importante marco da história local e, através dessa exposição, ganha um novo olhar e um novo tempo, reafirmando seu valor na memória e identidade da comunidade de Pindamonhangaba."
Ana Maria Iadeluca, presidente do Conselho do Patrimônio, considerou a exposição um marco significativo para a cidade: "É uma alegria imensa ver essa mostra acontecer. Saber que o restauro da Capela de Sant'Ana está em andamento, graças ao patrocínio da Novelis e ao trabalho da empresa Origem Cultural, nos enche de esperança. A Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, tem um papel fundamental para tornar projetos como esse realidade. Agora, seguimos na expectativa de novos patrocinadores para que esse restauro tão importante seja concluído."
A exposição permanecerá aberta ao público por tempo limitado, convidando os visitantes a refletirem sobre a preservação histórica e a interação entre passado, presente e futuro. O Museu Histórico pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 17h.
O AgoraVale é um site de noticias e entretenimento da Regiao Metropolitana do Vale do Paraiba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira - São Paulo - Brasil.
© Copyright AgoraVale 2025 . Todos os direitos reservados.
ou entre com o login AgoraVale.com
Text