F-39 Gripen, pioneiro na produção brasileira, segue para última fase de montagem

Aeronave chegará à Força Aérea Brasileira em 2025.


Um ano após sua inauguração, a linha de produção do caça Gripen E no Brasil atingiu um marco importante: a primeira aeronave finalizou a etapa final de produção e agora avança para a última fase de montagem.

"Esta é uma conquista significativa tanto para a Saab quanto para a Embraer, uma vez que o primeiro caça Gripen produzido no Brasil chega à fase final de montagem", disse Hans Sjoblom, gerente geral da Saab em Gavião Peixoto.

Produção do Gripen é realizada pela primeira vez fora da Suécia.

"Como parte de um extenso programa de transferência de tecnologia, esta é a primeira linha de produção do Gripen estabelecida fora da Suécia e estamos realmente impressionados com a excelência demonstrada pelos funcionários da Embraer", concluiu Sjoblom.

Durante a montagem estrutural, a primeira aeronave Gripen passou pelo processo de união das quatro principais aeroestruturas: A fuselagem dianteira, a unidade de armamento, a fuselagem central das asas e a fuselagem traseira.

Ainda nessa etapa, os tanques de combustível são vedados, realizam-se testes de pressão tanto no cockpit quanto nos tanques e medições geométricas são efetuadas. Ao término, procede-se à limpeza, à pintura interna e à aplicação de um verniz anticorrosivo na cabine de pintura externa.

De acordo com Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa e Segurança, o conhecimento na Suécia trouxe ensinamentos para auxiliar a Embraeer no projeto.

"Os profissionais da Embraer que trabalham na linha do Gripen passaram por um extenso treinamento na fábrica da Saab em Linköping para garantir que estejam bem-preparados para suas funções. O conhecimento adquirido na Suécia não apenas enriqueceu nossa equipe, mas também trouxe ensinamentos valiosos e tecnologias avançadas para a Embraer, contribuindo para nosso crescimento e inovação contínuos". 

No hangar do Gripen, a aeronave entra na fase de montagem final, composta por três estações. Na primeira, a fuselagem é equipada com aproximadamente 35 quilômetros de cabos e 300 metros de tubulações. Na segunda, realizam-se as instalações dos aviônicos, da unidade auxiliar de partida (APU), do motor, do rádio e do estabilizador vertical, entre outros componentes.

Na fase final, o software da aeronave é instalado, testes funcionais são realizados e, em seguida, a aeronave retorna à cabine de pintura para receber a camuflagem operacional. 


Após a conclusão desse processo, entra-se na fase de preparação para o voo, na qual ocorre a calibração final de diversos sistemas, como navegação, combustível e controle de voo. O motor também é acionado pela primeira vez, e testes funcionais são realizados, incluindo ensaios em voo de produção para garantir que a aeronave funcione conforme o projeto.

Concluídos os testes, a aeronave é encaminhada ao último hangar, onde se inicia o processo de entrega ao cliente.

O primeiro Gripen E produzido no Brasil chegará à Força Aérea Brasileira em 2025. Além dele, um segundo caça está concluindo a montagem estrutural e um terceiro iniciará a produção no mês de julho.

Gripen e sua produção no Brasil 

A Saab e a Embraer oficialmente inauguraram a linha de produção do caça Gripen E no Brasil, no dia 9 de maio de 2023. Essa linha está localizada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e representa um marco significativo no programa de transferência de tecnologia.

No mesmo local, encontram-se o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN) e o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC). Esses centros estão integrados e abrigam as etapas de desenvolvimento, produção e testes da aeronave no Brasil.