Falar espanhol oferece diferenciais competitivos na carreira

O conhecimento em uma nova língua pode destacar o currículo profissional e proporcionar novas oportunidades no mercado de trabalho


As habilidades e conhecimentos de uma pessoa são informações indispensáveis em um currículo e podem ser grandes diferenciais no mercado de trabalho. A fluência em outro idioma, como o espanhol, é uma das competências que recebem destaque, colocando o profissional à frente de outros colegas na carreira.

Falar mais de um idioma oferece diversas vantagens no âmbito profissional e pessoal, principalmente se o objetivo é alcançar oportunidades em um mercado de trabalho globalizado, atuando em multinacionais ou no exterior. Não é à toa que, atualmente, muitas vagas de emprego trazem o conhecimento em uma segunda língua como uma exigência.

Mas se durante muito tempo os profissionais se dedicavam apenas ao inglês, hoje em dia, não é mais assim. Investir em um curso de espanhol pode abrir portas no mercado de trabalho e oferecer diferenciais competitivos na carreira. 

Importância do espanhol para o mercado de trabalho

Ter o conhecimento em espanhol é uma habilidade desejável para o mundo dos estudos, das viagens e também dos negócios. Isso porque, segundo a Ethnologue (2022), esse idioma é o segundo com maior número de falantes nativos no mundo, com estimativa de 548,3 milhões de pessoas ao redor do globo. 

Falar espanhol pode ajudar o profissional em diferentes aspectos: ampliando o contato com novas culturas, aumentando o networking, favorecendo no ganho de conhecimento, aumentando o vocabulário e proporcionando salários mais altos. 

Contato com novas culturas e profissionais 

Ao ser fluente em uma nova língua, um profissional se aproxima da cultura de países que usam o idioma como oficial, que no caso do espanhol, acontecerá com nações hispânicas como Argentina, Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai. 

Muitos desses países, inclusive, já possuem proximidade com o Brasil, devido à divisão de fronteiras. Aspecto que pode ajudar no processo de aprendizagem e ainda proporcionar um fortalecimento na sua rede de contatos profissionais. 

Favorece no ganho de conhecimento e amplia vocabulário 

Falar um novo idioma, além de aproximar a pessoa a novas culturas e pessoas, também ajuda o profissional a ampliar seu vocabulário para além da língua nativa e desenvolver conhecimento em diferentes áreas e assuntos, aspectos interessantes no mercado de trabalho.

Um profissional fluente pode ler artigos, livros, acompanhar conferências internacionais, apresentar relatórios e conduzir reuniões usando o espanhol como idioma principal. Todas essas ações são importantes para uma empresa e também para o crescimento na carreira. 

Companhias que procuram por profissionais que falam espanhol podem usufruir de um perfil com conhecimentos ampliados e com uma visão que vai além do mercado de trabalho brasileiro. Por esse motivo, a fluência no idioma é uma habilidade de destaque no currículo.  

Salários maiores 

Mas não é só a empresa que ganha ao ter um profissional que fala espanhol entre os seus colaboradores. O funcionário pode usufruir de muitos benefícios, começando com a possibilidade de ascensão de carreira para cargos mais altos. 

Uma pesquisa da Catho Educação apontou que falar espanhol pode garantir um aumento de salário de até 44%. Em cargos de gerência, o valor pode subir para 64%. 

Outro estudo destacou esse crescimento salarial para fluentes em espanhol que possuam nível superior. De acordo com a Pesquisa Salarial e de Benefícios Online, esses profissionais ganham 31% a mais que pessoas que não dominam a língua.