Família é autuada por pichação em Unidade de Conservação no Pico dos Marins em Piquete

Durante a Operação Impacto, uma família foi flagrada pichando áreas do Monumento Natural Estadual da Mantiqueira Paulista, em Piquete


Durante a Operação Impacto, realizada no último domingo (16), equipes da Polícia Militar Ambiental flagraram uma família praticando pichação na Unidade de Conservação do Pico dos Marins, em Piquete. A denúncia levou os agentes até a Estrada do Marins, no Bairro Marins, onde foram encontrados 14 pontos com pichações contendo símbolos, palavras e nomes ao longo da trilha que leva ao cume.

Os autores identificados foram um casal e dois menores de idade, que alegaram ter marcado o caminho para facilitar o retorno da trilha. Eles passaram a noite acampados no local e utilizaram tinta spray para realizar as marcações sem autorização do órgão ambiental responsável, caracterizando infração ao Art. 40 da Lei 9.605/98 (Dano em Unidade de Conservação).

Diante do ocorrido, os envolvidos foram encaminhados ao Distrito Policial de Guaratinguetá/SP, onde a Autoridade Policial elaborou o Boletim de Ocorrência (B.O.) e o Auto de Exibição e Apreensão do material utilizado. A conduta foi enquadrada no Art. 65 da Lei 9.605/98. Após os procedimentos, todos foram liberados.

Na esfera administrativa, cada um dos envolvidos recebeu um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2.000,00, conforme a Resolução SIMA-05, Art. 68, por causar danos em Unidade de Conservação. O valor da multa ainda poderá ser aumentado pelo gestor da unidade.