O feriado prolongado da Páscoa e Tiradentes, de 18 a 21 de abril, promete aquecer o turismo em todo o Estado de São Paulo, com expectativa de movimentar R$ 3,9 milhões, segundo sondagem do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP).
A previsão é que 2,4 milhões de turistas circulem pelos destinos paulistas durante o período, um aumento de 300 mil visitantes em relação ao mesmo feriado do ano passado. De acordo com o levantamento, 96% dos destinos esperam receber turistas de fora e a taxa média de ocupação hoteleira deve atingir 76,3%.
Para o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, o feriado prolongado é um importante estímulo à economia local. "Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local", destacou.
Destinos religiosos como Aparecida devem registrar ocupação total, segundo a prefeitura. Cidades com tradição na encenação da Paixão de Cristo, como Batatais e Praia Grande, também esperam grande fluxo de visitantes. Já os destinos de sol e praia, como os da Baixada Santista e do Litoral Norte, devem ser novamente os mais procurados.
A pesquisa também apontou uma preocupação crescente dos municípios com práticas sustentáveis: 72% têm ações de conscientização ambiental, 56% desenvolvem iniciativas para reduzir impactos do turismo e 67% promovem o resgate e preservação das tradições e da cultura local.