Única no mundo, a Ferrari F50 em exposição no CARDE, em Camposdo Jordão, foi premiada na estreia do Brasil no The Quail - A Motorsports Gathering, um dos eventos mais exclusivos da Monterey Car Week, realizada na Califórnia (EUA). O exemplar foi coroado como destaque da categoria que celebrou os 30 anos do superesportivo italiano por sua exclusividade: trata-se de um dos três protótipos fabricados antes da produção em série, diferente dos 349 modelos destinados a clientes.
A conquista marca a primeira vez que um carro de acervo brasileiro participa do The Quail. "Já estávamos muito contentes pela oportunidade de expor internacionalmente mesmo com apenas nove meses desde a abertura do CARDE. Ganhar esse prêmio nos deixou ainda mais honrados por representar o Brasil e a nossa cultura automobilística", afirmou Luiz Goshima, diretor do museu e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar.
Para integrar o evento, a Ferrari F50 passou por um processo detalhado de restauração e chamou a atenção pelo estado impecável de conservação. A raridade se destacou entre outras 16 unidades da F50 presentes na mostra.
Apresentada pela Ferrari em 1995 como "um Fórmula 1 de rua", a F50 tem chassi em fibra de carbono, câmbio manual de seis marchas em liga de magnésio e motor 4.7 V12 de 520 cv, capaz de atingir 325 km/h.
O CARDE, inaugurado em novembro de 2024 em Campos do Jordão, já recebeu mais de 50 mil visitantes e integra as iniciativas da Fundação Lia Maria Aguiar, que também atua nas áreas de cultura, educação e saúde.