Festival ENcurta FOME anuncia programação com 179 produções audiovisuais e debates com Padre Júlio Lancellotti

Evento inédito, que acontece em outubro em Cunha (SP), usará a sétima arte para provocar uma reflexão profunda sobre a fome no Brasil e no mundo.


A comissão organizadora da 1ª edição do Festival ENcurta FOME divulgou hoje a programação completa do evento, que contou com a expressiva adesão de 179 produções audiovisuais inscritas. O festival, idealizado pelo Instituto Entenda, acontece de 17 a 19 de outubro, no Espaço Cultural Elias José Abdalla, em Cunha (SP).
 
 
As obras, que têm a fome como eixo central, já começaram a ser avaliadas por uma comissão técnica de peso, que inclui nomes como Paulo Lins, Walter Lima Salles e Jeferson De. Eles serão responsáveis por selecionar as quatro melhores produções. Diferente de competições tradicionais, o ENcurta FOME não terá classificação de 1º, 2º e 3º lugares. Todos os quatro curtas vencedores serão exibidos no último dia do evento, premiados em dinheiro e receberão o troféu "Carolina Maria de Jesus", criado pelo artista plástico Fernando Costa.
 
A programação vai muito além da exibição de filmes. Construída como um "verdadeiro manifesto de conscientização", ela inclui uma série de bate-papos com temas urgentes. Um dos destaques é a conversa "Tenha Fé, Esperança e Coragem", com a participação do Padre Júlio Lancellotti, que também fará a entrega dos troféus na cerimônia de abertura. Na ocasião, será exibido o curta "O que nos Espera", que documenta o trabalho do padre com a população em situação de rua em São Paulo.
 
Confira a Programação Completa:
 
Sexta-feira, 17 de outubro
 
19h - Abertura Oficial com o jornalista Cláudio Nicolini. Premiação e entrega do troféu "Carolina Maria de Jesus" pelo Padre Júlio Lancellotti.
19h15 - Participação online de Jorge Meza, representante da FAO no Brasil.
19h30 - Exibição do curta "O que nos Espera", sobre o trabalho do Padre Júlio Lancellotti, seguido do bate-papo "Tenha Fé, Esperança e Coragem".
 
Sábado, 18 de outubro
 
8h - Feira de produtores orgânicos e apicultores na Praça da Matriz.
9h às 10h30 - Bate-papo "Polinização Sustentável X Política Sustentável".
11h às 12h30 - Bate-papo "Comida é Panc, Gastronomia Social".
14h às 15h30 - Bate-papo "Crise: Impacto Ambiental X Impacto da Fome".
16h às 17h30 - Bate-papo "Arte e Inclusão Social" com o elenco do filme "Marmita".
18h às 19h30 - Bate-papo "Da Realidade à Tela: Histórias que Transformam" com Paulo Lins e Jeferson De.
20h30 - Apresentação musical da Big Band "Grande Banda do Sertão".
 
Domingo, 19 de outubro
 
9h30 - Exibição do curta "Carolina", do diretor Jeferson D.
11h - Exibição do curta "Marmita", do diretor Guilherme Peraro, com a presença do elenco.
 
Durante os intervalos dos bate-papos, as obras vencedoras do Festival ENcurta Fome serão exibidas.
 
Um Festival com Propósito
 
O ENcurta FOME é uma iniciativa do Instituto Entenda de Taubaté, que há 13 anos atua com ações culturais e sociais no Vale do Paraíba. O festival é uma resposta artística a um problema social devastador, homenageando a escritora Carolina Maria de Jesus, que definiu a fome como "a escravatura atual".
 
"Não temos resposta para a fome. Só daremos quando acabar!", reflete Fernando Ito, diretor executivo do festival, ao lado de Maria Antonieta Ito, diretora artística. A iniciativa, que tem apoio de instituições como TV Cultura e Canal Futura, planeja se consolidar no calendário cultural a partir de 2025, ocorrendo a cada dois anos.
 
Serviço:
 
O quê: 1º Festival ENcurta FOME
Quando: 17 a 19 de outubro de 2025
Onde: Espaço Cultural Elias José Abdalla - Cunha/SP
Programação completa e mais informações: www.institutoentenda.com.br