O Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS) retorna para sua 12ª edição entre os dias 3 e 12 de outubro de 2025, com programação totalmente gratuita em quatro cidades do Vale do Paraíba: Taubaté, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal.
Produzido pela Cia. Quase Cinema, o evento é o único no mundo a dar protagonismo exclusivo à arte do Teatro de Sombras, linguagem milenar que mistura imaginação, luz e movimento, encantando públicos de todas as idades.
Abertura no Sesc Taubaté
A abertura oficial será no dia 3 de outubro, às 19h30, no Sesc Taubaté, com o espetáculo "Matin", da companhia belga Cie A Prendre ou à Voler, que une teatro de sombras e trapézio em uma experiência visual inédita.
Programação internacional e nacional
Nesta edição, o festival apresenta 14 espetáculos de oito países - México, Argentina, Itália, Alemanha, Noruega, Chile, Espanha e Bélgica. O público também poderá conferir produções brasileiras de companhias de São Paulo, Brasília, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.
Além das apresentações, haverá uma residência artística com o grupo mexicano Chipotle Teatro, de 6 a 8 de outubro, no SESI Taubaté, e dois seminários ministrados pela Cia. Quase Cinema, nos dias 10 e 11 de outubro.
Um espaço de diálogo e encantamento
"As sombras encantam pessoas de todas as idades, despertando a imaginação e proporcionando momentos únicos", afirma Ronaldo Robles, co-criador e coordenador do festival. "Nosso objetivo é criar um espaço de diálogo, experimentação e diversão, onde o público possa se emocionar, aprender e se surpreender com as infinitas possibilidades do teatro de sombras."
O evento conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo de SP, além do Ministério da Cultura e do Governo Federal.