Ao menos 61 estabelecimentos participarão do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 julho. O número, porém, poderá aumentar, já que as inscrições se encerram à meia-noite desta sexta-feira, 28 de abril, sem novos prazos para prorrogação.
Os estabelecimentos estão situados em 27 municípios da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais. O estado de São Paulo tem 10 cidades participando com 23 restaurantes, enquanto Minas Gerais possui 17 cidades e 38 estabelecimentos inscritos.
A relação de todos os participantes do festival pode ser acessada pelo site oficial do evento, no menu "participantes do festival". Nele o público poderá conferir as fotos dos pratos, ficha técnica, ingredientes e informações de contatos. As inscrições podem ser feitas aqui.
Entre os estabelecimentos irão participar restaurantes, hamburguerias, pizzarias, cervejarias artesanais, cafeterias, docerias, pastelarias, foodtrucks, sorveterias, vinícolas e até pousadas com pegada gastronômica.
Uma das características dos chefs é a apresentação de iguarias típicas da Mantiqueira ou de Minas Gerais no festival, valorizando também os produtores artesanais locais.
O Empório Portão de Cambuí, localizado na cidade de Cambuí (MG), por exemplo, criou o Combo de Pão com Linguiça, que acompanha vinagrete, rúcula, queijo muçarela, batata frita e um refrescante suco natural de laranja. A linguiça é produzida em Bragança Paulista (SP).
Sua loja física comercializa diversos produtos derivados do leite, como doces, tabletes, pastosos, além de sua linha especial e a marca Amor de Minas, focada em doce de leite.
Outra casa que escolheu a linguiça como elemento especial do prato é o Don Fonseca Burger & Grill, de Andradas (MG). A Linguiça Cuiabana é um dos pratos mais pedidos. Para criá-lo, o Chef Ramon Fonseca selecionou uma suculenta e saborosa linguiça cuiabana de produção local, grelhada na parrilla argentina, recheada com queijo coalho. O prato acompanha molho chimichurri especial da casa e baguete com queijo parmesão.
Quem for ao local para saborear essa iguaria imperdível, encontrará vários ambientes, internos e externos, clima harmonioso, aconchegante e música ao vivo. Quem preferir saborear o prato ao ar livre, poderá sentar-se ao parklet.
Hamburguerias
As hamburguerias terão presença marcante no festival. Em Caxambu (MG), a Boi Ralado Hamburgueria, especializada em sanduíches artesanais, inscreveu o Sanduíche Boi Ralado, que é montado com pão de batata, maionese da casa e hambúrguer artesanal de 150g.
Para que o lanche ganhasse ainda mais sabor, Priscila Oliveira, que criou o prato, acrescentou queijo muçarela, bacon, maionese de bacon, onion rings regadas com molho, barbecue e rúcula.
Queridinhas dos brasileiros, as pizzas também terão representantes no festival. Diversas pizzarias criaram estilos diferenciados, mesclando entre as tradicionais e as agridoces. De Piranguinho (MG), a Pizzaria do Filipe apostou em uma combinação interessante. Criou a Pizza de Lombo Artesanal com Abacaxi.
Rose Brito, criadora da pizza, acrescentou generosas fatias de lombo artesanal de fabricação própria a partir de um defumador caseiro. Além disso, a pizza, assada no forno à lenha, inclui um delicioso doce de abacaxi feito com muito capricho. A pizza é ainda finalizada com requeijão Scala, o que confere um sabor final e a leveza que a pizza precisa.
Outra pizzaria com uma proposta bastante interessante é a Nápoles, de Cambuí (MG). Aproveitando a estação propícia para a colheita dos pinhões, ela criou a Pizza de Pinhão ao Pesto.
A autora Lauren Maria Ferreira produziu a pizza com muçarela de búfala, pinhão cozido, pesto de manjericão e manjericão fresco. Ela é vendida por fatia. A Pizzaria Nápoles também possui outra unidade na cidade de Camanducaia (MG).
O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio da Azul Pagamentos e Revista Travel for Life, com apoio institucional do Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG).
Grupo Sabores
A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira. O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.
CONHEÇA TODOS OS RESTAURANTES PARTICIPANTES
SÃO PAULO
Bananal: B de Bocaina, Habeas Corpus, Vale das Cachoeiras, Fazenda Mangueira e Santa Prosa
Campos do Jordão: Secreto Luxury
Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê, Kallas da Serra, Bethlehem, Restaurante do Gnomo
Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi, Vinícola Guaspari
Queluz: Queijaria Santa Vitória
Santo Antônio do Pinhal: Pousada Quatro Estações
São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria
São Francisco Xavier: Casa da Bella, Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, BrewPub SP-50-BIER, Villa K2
São José do Barreiro: Rancho Gastronomia
Silveiras: Trempe Restaurante
MINAS GERAIS
Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante, General Beer, Pastelaria Mercadão, Casa do Vinho, Restaurante Rio Branco
Bom Jardim de Minas: Rancho Mineiro
Cambuí: Empório Portão de Cambuí, Pizzaria Nápoles