A Embraer, com sede em São José dos Campos (SP), anunciou nesta terça-feira (14) a venda de cinco caças A-29 Super Tucano para a Força Aérea do Uruguai. O acordo consolida uma negociação iniciada em agosto do ano passado, quando o Uruguai adquiriu uma aeronave e manifestou a intenção de adquirir outras cinco, agora confirmadas.
Os caças serão entregues com equipamentos de missão, um pacote logístico integrado e um simulador de voo, mas o valor do contrato não foi divulgado.
O A-29 Super Tucano é amplamente utilizado por países da América do Sul, como Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. Ele é projetado para uma ampla gama de missões, incluindo controle de atividades ilícitas, monitoramento de fronteiras, reconhecimento e treinamento avançado.
De acordo com a Embraer, as aeronaves para o Uruguai terão capacidades aprimoradas para realizar missões como interdição aérea, apoio aéreo tático, patrulha marítima, ataque marítimo e operações de defesa territorial.
Super Tucano: versatilidade e tecnologia de ponta
O A-29 Super Tucano é um caça de ataque leve reconhecido por sua versatilidade. Ele pode ser usado em missões de ataque, vigilância, interceptação aérea e contrainsurgência.
Equipado com sensores avançados e armas de última geração, o modelo inclui sistemas infravermelhos com designador a laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras e um pacote de link de dados.
Com mais de 260 unidades entregues globalmente, o Super Tucano já acumulou mais de 570 mil horas de voo, incluindo 60 mil horas em operações de combate.