Governador em exercício inaugura Unidade de Psiquiatria no Hospital Leonor Mendes de Barros, em Campos do Jordão

O Hospital Leonor Mendes de Barros é uma referência no tratamento de tisiologia no estado de São Paulo, integrando o Programa de Controle da Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.


O governador em exercício, Felicio Ramuth, inaugurou nesta terça-feira (18), em Campos do Jordão, a Unidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes de Barros. A unidade, administrada pela Sociedade Beneficente São Camilo, contará com 16 leitos e se tornará referência no atendimento a pacientes de 39 municípios da região do Vale do Paraíba.

Felicio Ramuth destacou a importância da ampliação de leitos psiquiátricos para o cuidado da saúde mental, que tem sido uma crescente demanda em todo o estado. "A situação da saúde mental tem se agravado globalmente, e há dois anos estamos trabalhando na regionalização da saúde. A inauguração dessa unidade é fruto de um esforço conjunto das cidades da região", afirmou o governador.

A cerimônia contou com a presença da diretora regional de Saúde de Taubaté, Ana Beatriz Hernandez, do prefeito de Campos do Jordão, Carlos Eduardo Pereira da Silva, do superintendente da Sede das Entidades Camilianas no Brasil, Justino Scatolin, e de parlamentares municipais e estaduais.

A unidade é contemplada pela Tabela SUS Paulista, programa do Governo de São Paulo que amplia os repasses para entidades filantrópicas, permitindo que o Hospital Leonor Mendes de Barros receba até cinco vezes mais recursos do SUS. Em 2024, o hospital recebeu mais de R$ 7 milhões por meio dessa iniciativa e poderá receber aproximadamente R$ 972 mil anuais adicionais com a inauguração da ala de psiquiatria, conforme os serviços realizados.

O Hospital Leonor Mendes de Barros é uma referência no tratamento de tisiologia no estado de São Paulo, integrando o Programa de Controle da Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). Além disso, oferece um ambulatório médico com diversas especialidades e atualmente conta com 146 leitos, sendo 136 destinados à tisiologia e 10 à Clínica Médica.