A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo iniciou a distribuição das mais de 180 mil máscaras de proteção e 33 mil frascos de álcool para toda rede socioassistencial do Estado, para assegurar a proteção social e sanitária dos servidores públicos municipais e da população usuária dos serviços.
Todas as cidades que detém uma ou mais unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) serão contempladas pela ação. Ou seja, ao todo 643 municípios serão beneficiados.
"Acompanhando os desdobramentos da pandemia da Covid-19, queremos reforçar a importância da proteção individual, seguindo os protocolos sanitários e de higiene para garantir que os servidores da nossa rede socioassistencial, assim como os usuários, tenham total segurança ao acessar o serviço de qualquer cidade", disse Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendável a utilização de máscaras por toda a população onde houver transmissibilidade da Covid-19 e o uso deve ser acompanhado de outras medidas, como manter o distanciamento social e lavar as mãos com frequência com água e sabão ou a utilização do álcool.
Desde o dia 7 de maio, é obrigatório o uso de máscaras em todo o Estado por pessoas que circulam em espaços públicos e, além disso, o Governo de São Paulo vem realizando diversas ações de distribuição de máscaras, kits de higiene, cobertores e testagem para Covid-19 em comunidades de extrema vulnerabilidade.