O Governo Federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), anunciou na última terça-feira (23) o lançamento da primeira fase do programa Voa Brasil. A coletiva de imprensa está marcada para hoje (24), às 15h. O plano busca criar uma nova demanda entre o público que atualmente não utiliza o transporte aéreo, oferecendo bilhetes aéreos por até R$ 200 por trecho.
Em nota, o governo destacou que o Voa Brasil é o maior programa de inclusão social da aviação brasileira, tornando o transporte aéreo mais acessível e democrático. "O objetivo é permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil", afirmou o comunicado.
A fase inicial é destinada a todos os aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, independentemente da faixa de renda. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.
Histórico de Adiamentos
O programa Voa Brasil, anunciado pelo governo federal desde o ano passado, estava inicialmente previsto para ser lançado em janeiro deste ano. Na ocasião, o governo informou que os primeiros beneficiados seriam os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham até dois salários mínimos e os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), totalizando cerca de 22 milhões de brasileiros.
No entanto, o lançamento foi adiado algumas vezes. Em maio, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, explicou que o adiamento se deu em razão das enchentes no Rio Grande do Sul, mas ressaltou que o programa estava pronto para ser lançado.
Alerta de Golpes
Devido à popularidade potencial do programa, surgiram golpes relacionados ao Voa Brasil. O ministro reforçou que o programa ainda não está operante e alertou que o ministério não está realizando cadastros nem solicitando pagamentos.
O ministério orienta que, caso o cidadão receba ligações, correspondências, mensagens de texto via celular ou redes sociais solicitando depósito em dinheiro para inclusão no Voa Brasil, denuncie a prática pelos seguintes canais de atendimento ao usuário: pela internet - Fala BR; por e-mail - ouvidoria@mpor.gov.br; e por telefone - (61) 2029-7169.