Governo Federal Lança "Programa Arroz da Gente" para Estimular Produção de Arroz

O programa busca revitalizar a produção de arroz em áreas que já cultivaram o grão, oferecendo apoio técnico e garantia de comercialização.


O Governo Federal lançou o Programa Arroz da Gente, oficializado através da Portaria Interministerial nº 15, assinada pelos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Teixeira. A medida foi publicada na quarta-feira (11) no Diário Oficial da União (DOU).

O Programa, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), busca revitalizar a produção de arroz em áreas que já cultivaram o grão, oferecendo apoio técnico e garantia de comercialização. Os incentivos incluem crédito com juros reduzidos, fomento, suporte técnico e acesso a tecnologias adaptadas, como máquinas e silos secadores de pequeno porte.

Na primeira fase, o Programa será implementado em 36 territórios de 148 municípios de 17 estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, beneficiando cerca de 10 mil famílias produtoras com apoio técnico, aquisição de pacotes tecnológicos e facilitação da comercialização.

Em setembro, a Conab comprou 100 toneladas de arroz do território quilombola Brejão dos Negros, em Sergipe, destinando R$ 750 mil para apoiar as cozinhas solidárias locais, fornecendo alimento para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.