O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou durante o Fórum Esfera, que o governo federal não definiu uma data para reabrir o aeroporto Salgado Filho e vai se pronunciar no momento certo.
"Na hora certa, o ministério vai falar objetivamente sobre o aeroporto Salgado Filho. O que temos são declarações de A e B que de fato não condizem com a realidade dos prazos. Qualquer declaração nesse momento não condiz com a realidade dos fatos. Estamos fazendo todo o diagnóstico do aeroporto para saber o que foi danificado ou não", disse o ministro.
Silvio Costa Filho também afirmou que ainda não tem uma data definida para a reabertura.
"Não há ainda algum prazo, oficialmente, pelo governo federal em relação à abertura do aeroporto. É um desejo de todos nós reabrir o quanto antes", disse.
Para completar, ele destacou que há um esforço para aumentar o sistema de aviação em outra áreas da região. "Temos mais de seis aeroportos na região que estamos ampliando a aviação nessas cidades", concluiu.
Enquanto isso, o governo federal estuda formas de aumentar a quantidade de voos de Canoas. Também há uma negociação com as companhias aéreas para alavancar os voos em Pelotas, Caxias do Sul e mais seis regiões.
Nos próximos dias, devem acontecer reuniões para discutir o diagnósticos dos danos no aeroporto.