Guararema acolhe a terceira etapa do Paulista Off-Road e deixa uma boa impressão

A concentração da prova foi na vila histórica de Luís Carlos. Autoridades locais prestigiaram o evento. Competidores querem voltar


Se a primeira impressão é a que fica, Guararema então já mora no coração dos participantes do Paulista Off-Road. No último sábado, 17 de julho, a cidade - situada no Vale do Paraíba - enfim conheceu e viveu das emoções do rali de regularidade. Pilotos e navegadores estiveram reunidos na vila histórica de Luís Carlos para a realização da terceira etapa do campeonato 2023, que contou com um grid formado por 52 carros. 

A largada foi às 9h para o percurso de 130 quilômetros - com 102 quilômetros navegados. Passou por fazendas de reflorestamentos de eucaliptos, estradas vicinais e trechos de serras. Nas partes mais altas, era possível vislumbrar as lindas paisagens formadas pelas montanhas do vale. 

Mantendo o alto padrão de qualidade, a terceira etapa do Paulista Off-Road teve desafios para pilotos e navegadores, com as médias justas de velocidade, alguns laços e trechos mais lisos, que criaram dificuldades para a pilotagem e demandaram ajustes de hodômetro. 

O Paulista Off-Road teve o reconhecimento das autoridades locais de Guararema. O prefeito José Luiz Eroles Freire, o secretário de esportes e Lazer, Sidnei Santos Leal, e o vereador Fernando Fecco prestigiaram o evento e participaram da premiação, com a entrega dos troféus aos cinco primeiros colocados das categorias Máster, Graduado, Turismo e Turismo Light.

Disputa acirrada 

O Paulista Off-Road é reconhecido pelas disputas altamente técnicas e competitivas, o que foi comprovado nas pontuações obtidas pelas duplas. Na categoria Máster, os dois primeiros lugares finalizaram a prova empatados: 45 pontos, com o resultado definido no critério de desempate. Desta forma, os campeões foram Ernesto Masamitsu Kabashima e Maidy Chaim. "É gratificante demais vencer na Máster, categoria onde estão os melhores competidores. Mantivemos a concentração e o foco", disse o piloto. Em segundo lugar ficaram José Carlos da Silva e Bernardo Schafer Andrade, seguidos por Luis Fernando Alves Ferreira e David Taufik Rahd. 

Perseguindo a vitória há muito tempo, o piloto Maercio Fernandes Raposo e o navegador Lucca Carvalho Ribeiro, finalmente venceram o Paulista Off-Road pela categoria Graduado. "Para mim, este ano tem sido de importante aprendizado. Estou participando de vários ralis por todo o Brasil, de norte a sul. Tenho competido com navegadores experientes e estou aprendendo com eles, é degrau a degrau com produtividade", falou orgulhoso Maercio. "A etapa de Guararema foi fantástica, com um roteiro gostoso para acelerar. Fomos bem exigidos e isso é excelente", completou. Na segunda posição, vieram Genildo Alencar e Celso Watashi, e em terceiro, Oswaldo Netto e Bruno Cruz.

Na Turismo, Lásaro da Cruz e Matheus de Sousa Alves subiram no degrau mais alto do pódio. "Adorei a etapa, a começar por Guararema, que tão bem nos acolheu", ressaltou Lásaro. "Estamos satisfeitos com o resultado, a prova foi técnica e apresentou grandes desafios. Devido a chuva da véspera, havia setores com terreno molhado, então, a decisão sobre o tipo de pneus a serem usados foi importante (o carro derrapou bastante). A direção acertou a mão mais uma vez", elogiou. As duplas Rogério Pimenta Sato e Leonardo Gimenes Sato, e João Carlos Afonso Estanqueiro e Lucia Cardoso Estanqueiro, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

E para completar a premiação da terceira etapa, o pódio da categoria Turismo Light foi formado por Schuvyska Barbosa e Schuvysket Roberta de Souza, que pela primeira vez venceram no rali de regularidade. Destaque que a navegadora estava de aniversário e, portanto, se deu um belo presente. Na segunda posição, ficaram Fábio Soave e Vitor Henrique Fernandes Soave, com Alexia Dierberger e Viviany Fidelis Fernandes em terceiro. 

Doação de cobertores 

Em todas as etapas, o Paulista Off-Road exerce o seu papel social com a arrecadação e doação de cestas básicas. Mas, em Guararema foi diferente. Em virtude do inverno e das baixas temperaturas, desta vez foram arrecados cerca de 160 cobertores, entregues no domingo à prefeitura do município, que seguirá com as entregas aos mais necessitados.