Guaratinguetá começa a implantar sistema de monitoramento em carros oficiais

Governo Soliva já iniciou implantação de sistema para monitorar veículos da Educação, e quer atingir toda a frota até ano que vem


A prefeitura de Guaratinguetá quer concluir até o início de 2019 o projeto de monitoramento em carros oficiais.

O governo Marcus Soliva (PSB) já instalou os equipamentos em todos os veículos da área de Educação, e espera concluir até este fim de semana a instalação nos veículos da Saúde. A ideia do poder Executivo é garantir a tecnologia em toda a frota oficial para que a prefeitura possa, a distância, monitorar a localização de cada veículo.

"O principal foco disso é trazer uma segurança maior. Para o próprio motorista, para o aluno, o paciente. O foco é esse apoio, esse acompanhamento", disse Marco Antônio de Oliveira, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana.

Nessa semana, o governo fez uma reunião com motoristas do transporte escolar para explicar o funcionamento do serviço de rastreamento dos veículos. Eles serão integrados com o COI (Centro de Operações Integradas), uma central com 40 câmeras de vigilância pela cidade que deve ser inaugurado até novembro. "Isso nos permite ficar mais atento a qualquer problema e poder contato mais fácil, verificar simultaneamente. É segurança a mais para os funcionários e para os usuários", explicou Oliveira ao OVALE.

A prefeitura ainda estuda a implantação de um 'botão do pânico' dentro dos veículos. Dessa forma, a qualquer sinal de problema, o próprio alerta a central de maneira mais fácil para que equipes se dirijam até o local definido.