Nesta sexta-feira (25), Dia de Frei Galvão, o Santuário dedicado ao primeiro santo brasileiro, em Guaratinguetá, espera receber cerca de 60 mil devotos. A celebração movimenta o turismo religioso e a economia local, com visitantes explorando também outros pontos da cidade.
O Secretário de Turismo de Guaratinguetá, Mário Augusto Nunes, destacou a expectativa positiva e a participação crescente dos fiéis nas festividades, que incluem a novena, celebrações religiosas, e eventos culturais.
"Junto com o Frei Diego, Reitor do Santuário, temos acompanhado o aumento expressivo de turistas ao longo dos anos, especialmente na Novena. O turista vem para este momento de fé e devoção a Frei Galvão, e tenho certeza de que este ano teremos uma participação significativa dos devotos", comentou o secretário.
Programação do Dia de Frei Galvão e do final de semana
Inspirada pelo Ano Jubilar da Igreja, a novena deste ano traz o tema "Peregrino da Esperança" e o lema "Onde Houver Desespero Que eu Leve a Esperança." A programação de hoje e do final de semana inclui missas, procissões, barracas de comidas e bebidas, e apresentações musicais e culturais.
25/10 - Sexta-feira - Dia de Frei Galvão
6h: Missa da Alvorada
9h: Missa Solene (TV Aparecida)
10h às 23h: Barracas de comidas e bebidas
12h: Missa (TV Canção Nova)
14h: Terço Mariano (TV Frei Galvão - YouTube)
15h: Missa Família Missionária (TV Frei Galvão - YouTube)
16h30: Procissão
19h: Missa de encerramento (TV Frei Galvão - YouTube)
21h: Show com Banda 8 Segundos
26/10 - Sábado
15h e 18h: Missa
19h às 23h: Barracas de comidas e bebidas
21h30: Baterias de escolas de samba
27/10 - Domingo
6h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h30, 19h30: Missas
19h às 23h: Barracas de comidas e bebidas
21h30: Baterias de escolas de samba
A programação intensa e variada promete atrair devotos e turistas para uma celebração de fé e devoção a Frei Galvão, reforçando o papel de Guaratinguetá como destino importante para o turismo religioso.