O Guri - programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura - promove a segunda temporada da campanha de matrículas, de 5 de agosto a 13 de setembro. O Polo Guaratinguetá, que conta com o apoio da BASF e da MRS, oferece 306 vagas nos cursos de contrabaixo/violoncelo, iniciação musical para adultos e crianças, percussão, violão, violino/viola e tecnologia musical. Todas as atividades do Guri são gratuitas. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de ensino.
Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical e nem possuir instrumento. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Para realizar a matrícula é necessário comparecer diretamente no Polo Guaratinguetá, que está localizado na Rua Dr. Neir Augusto Ortiz Pereira, 1.021, bairro Campo do Galvão, às terças e quintas-feiras, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. É necessário estar acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3x4 recente e comprovante de endereço para consulta.
Este ano, o Polo Guaratinguetá conta com o patrocínio da BASF e da MRS. O apoio da BASF tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento da criatividade por meio da música, utilizando o contexto do lúdico como ferramenta de aprendizagem. "A música tem o poder de inspirar e transformar vidas, especialmente dos mais jovens. Por isso, projetos como o Guri são uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Estamos comprometidos em impactar positivamente as comunidades onde atuamos, fortalecendo laços e promovendo a transformação social", afirma Ivânia Palmeira, Consultora de Sustentabilidade da BASF.
O Polo Guaratinguetá é o único do programa a oferecer o curso de Tecnologia da Música. "O curso busca a ampliação das capacidades dos alunos e alunas apresentando a tecnologia como ferramenta de criação e produção musical. As aulas são coletivas e proporcionam o desenvolvimento de habilidades para a realização de gravações de instrumentos musicais, mixagem de trilhas já gravadas e a manipulação de materiais sonoros em geral, bem como criação de suas próprias obras, inclusive, seus próprios sons por meio do uso de recursos computacionais", contou Emerson Tineo, gerente pedagógico do Guri. O curso tem ainda a missão de promover o conhecimento da história e evolução das tecnologias ligadas à produção musical, seus protagonistas e principais softwares desenvolvidos para gravação e produção de músicas em um home estúdio.
O Guri está presente em Guaratinguetá desde 1998, proporcionando oportunidades de crescimento cultural e inclusão social para a população local, por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social. O Polo Guaratinguetá conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá. Ao todo, oferece 306 vagas para crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, além de aulas para adultos.