A Secretaria de Habitação de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Habitação, fez um balanço do projeto social realizado no Bem Viver nos últimos meses. A iniciativa conta com a parceria da Rede - um grupo que envolve Secretarias da Prefeitura, Fundo Social de Solidariedade, sociedade civil e instituições civis, outros órgãos públicos e empresas privadas - que oferecem para a população vários serviços e ações preventivas de acordo com as demandas.
O Departamento de Habitação informou que tem atuado como interlocutor e mediador da população em suas necessidades, contribuindo com atividades de fortalecimento da comunidade local e acesso às políticas públicas. No último trimestre de 2024, foram realizadas várias ações em parceria com a Rede, destacando-se, dentre elas, reuniões com líderes comunitários, reuniões com Secretarias do Governo e entidades parceiras para novos projetos, atividades preventivas de meio ambiente nas escolas, ações educacionais para crianças, oficinas de saúde para gestantes, ações de artesanato em parceria com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, capacitação profissional ofertada pelo Fundo Social, atividades culturais e teatrais, orientações gerais e esclarecimento de dúvidas pelo Disque Habitação, ações de fortalecimento dos grupos de moradores e lideranças, questionamentos ao Banco do Brasil sobre a quitação dos apartamentos, contato com o Cartório de Registro sobre a documentação definitiva dos apartamentos, visita aos apartamentos e condomínios para escuta dos moradores, dentre outras ações de mobilização e prevenção.
Para a diretora de Habitação, Monique Dias, o trabalho em Rede envolvendo a comunidade local é muito importante para o desenvolvimento de ações socio-habitacionais, cumprindo ainda itens de relevância descritos no Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial. Ela destacou que "a união dos esforços apresentará no futuro mudanças a médio e longo prazo, principalmente devido ao trabalho das Entidades com as crianças e famílias".
A proposta do projeto é ampliar as parcerias e atender todas as pessoas que tenham interesse em participar de pelo menos uma das atividades, alcançando os moradores através de palestras, reuniões em grupo, atendimentos individuais, cursos de capacitação e geração de renda, bem como vários outros serviços de acordo com o interesse das famílias que vivem no empreendimento.
Para o secretário de Habitação, Francisco César, "o projeto é importante para os moradores do Bem Viver e, em breve, a Secretaria de Habitação vai divulgar novas parcerias para projetos futuros na comunidade. Atualmente, temos cerca de 10 mil moradores no Bem Viver e vamos ampliar nossa atuação social". Ele agradeceu a parceria das Instituições e profissionais que ajudam no projeto. Qualquer dúvida, sugestão ou disponibilidade em ajudar nos projetos, basta entrar em contato com o Disque Habitação pelo WhatsApp 12 93500-5005.