Profissionais do Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, conseguiram, nesta segunda-feira (15), realizar a 4ª captação de órgãos do ano, incluindo a primeira de coração em 2025. A ação, que contou com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, permitiu a coleta de coração, rins, córneas e fígado, beneficiando um total de oito pessoas.
O procedimento foi realizado após a confirmação de morte encefálica de um paciente internado no HR. O Diretor de Governança Clínica do hospital, Dr. Caio Soubhia Nunes, destacou a importância do tempo para garantir a viabilidade dos órgãos: "Quanto menor o tempo entre o diagnóstico e a doação, mais vidas poderão ser salvas".
O sucesso da captação também dependeu da decisão da família, que autorizou a doação. "Quando a pessoa já conversou sobre o assunto com seus familiares, essa decisão se torna mais fácil, pois eles querem respeitar a vontade do ente querido", explicou o médico.
A confirmação da morte encefálica exige cerca de 24 horas e envolve uma série de exames para garantir a precisão do diagnóstico. Desde o início de 2025, o HR realizou quatro captações, mesma quantidade do ano passado no mesmo período, beneficiando até agora 18 vidas. Os órgãos coletados são encaminhados para pacientes compatíveis triados pela Organização para Procura de Órgãos (OPO) de Campinas, responsável pela região.