O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence (HM), unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), recebeu na última sexta-feira (29) a visita institucional do presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Pedro Eder Portari, e do presidente da comissão de treinamento em cirurgia geral, Paulo Corsi.
O encontro teve como objetivo discutir o credenciamento do hospital para oferecer novas vagas de formação de cirurgiões com título de especialista, em modalidade semelhante à residência médica reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Participaram também o representante da Secretaria de Saúde, Danilo Stanzani; o diretor técnico do HM, Carlos Maganha; o diretor médico, Marco Antonio da Silva; e o coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, Flavius Teixeira de Toledo.
O hospital solicitou ao CBC a abertura de três vagas de treinando por ano, com previsão de início já em 2026. Caso aprovada, a seleção será feita por prova supervisionada pelo Colégio, seguida de entrevista e análise curricular.
Segundo Flavius de Toledo, a conquista será um avanço para a instituição.
"Será um grande ganho para o hospital, pois possibilitará ampliar a formação de novos especialistas na área", destacou.
O relator do pleito, Paulo Corsi, elogiou a estrutura e o fluxo de cirurgias da unidade e se mostrou favorável à criação das vagas.
"O movimento que o hospital tem é impressionante e isso justifica a necessidade de formar mais cirurgiões. Habitualmente a comissão segue o voto do relator", afirmou.
Se aprovado, o concurso será realizado até o final do ano e o treinamento terá início em abril de 2026, com dois anos de formação dos futuros especialistas.
Atualmente, o hospital já oferece cinco vagas anuais de residência em Cirurgia Geral credenciadas pelo MEC. Com a parceria junto ao CBC, esse número poderá chegar a oito médicos em formação por ano.
Referência na assistência em média e alta complexidade, o HM realiza cerca de 800 cirurgias por mês, além dos partos, consolidando-se como um dos principais polos de ensino e prática cirúrgica do Vale do Paraíba.
O papel do Colégio
Fundado em 1929, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões é a maior entidade de cirurgiões da América Latina, com mais de 8 mil membros. Filiado à Associação Médica Brasileira (AMB) e integrante da Federação Latino-Americana de Cirurgia (FELAC), tem como missão valorizar o ensino, a prática e o avanço científico da cirurgia, difundindo conhecimento técnico e científico baseado nas melhores evidências.