Investimentos de R$ 123 milhões da Prefeitura de São Sebastião em obras de contenção evita remoção de famílias na Vila Sahy

Essa medida também serviu para preservar parte da comunidade


Um investimento de R$ 123 milhões em obras de contenção na Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, está sendo aplicado pela Prefeitura Municipal de São Sebastião para a recuperação de uma das comunidades que mais sofreu com a catástrofe do dia 19 de fevereiro de 2023.

Essa medida também serviu para preservar parte da comunidade. Cerca de 900 casas seriam removidas do local a pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE), por entender que haveria risco na região.

Neste período, representantes da Prefeitura apresentaram ao governo do Estado e à Justiça as obras realizadas no local e como elas seriam importantes para eliminar os riscos para a população.

No começo deste ano, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu com os moradores das áreas a serem afetadas pelas demolições e, após conversa com a administração municipal, ficou acordado que retiraria da Justiça o processo de remoção.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou a importância do recebimento dos royalties referentes à exploração de petróleo para que o município pudesse acelerar as obras de recuperação das áreas atingidas pela tragédia. "Estamos levando dignidade e segurança para a população que tanto sofreu com as fatídicas chuvas do Carnaval passado".

Durante a catástrofe, 100 quilômetros de rodovias foram afetados, houve mais de 80 pontos de bloqueio, 35 km de áreas foram destruídas, há quase 700 cicatrizes nas encostas da Serra do Mar, mais de 500 ruas foram atingidas em 18 bairros, houve mais de 3 mil desabrigados e desalojados, 64 pessoas morreram e 26 pessoas foram resgatadas com vida.

As obras fazem parte do pacote de serviços emergenciais de reconstrução do município e contam com serviços de limpeza e terraplanagem, contenções a serem feitas em solo grampeado com concreto projetado, plantio de vegetação, instalação de barreiras de contenção flexíveis e muros de gabião.