A Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, de Comunidades Tradicionais, de Pesca e Agricultura, de Desenvolvimento e Inclusão Social e de Serviços Urbanos, ampliou a estrutura de abastecimento de água potável na Ilha da Vitória. Segundo a prefeitura, trata-se de um esforço contínuo para garantir dignidade e qualidade de vida à comunidade local.
Desde 2019, por determinação do Ministério Público, o município realiza a entrega mensal de galões de água à comunidade. A partir de 2022, o prefeito Toninho Colucci determinou que essa entrega fosse triplicada, passando para 120 galões de 20 litros por mês ou conforme a demanda.
Para melhorar o abastecimento, a Prefeitura estruturou, com apoio da Sabesp, uma rede de distribuição por meio de contentores e tanques de 5 mil litros, dispostos ao longo da escadaria da ilha. A operação, complexa e cuidadosa, envolve abastecimento com um dia de antecedência, quatro horas de travessia por barco e bombeamento de água que leva cerca de seis horas.
De acordo com a Prefeitura de Ilhabela, "com a inércia da Sabesp, concessionária responsável pelo abastecimento, e diante da urgência da situação", as ações emergenciais foram intensificadas. A Defensoria Pública também interveio, solicitando o aumento da oferta de água.
Em resposta, o município informou o Estado, considerando que as ilhas integram o Parque Estadual de Ilhabela. A Justiça emitiu liminar determinando que Estado, Prefeitura e Sabesp apresentem uma solução definitiva para o abastecimento nas comunidades das Ilhas da Vitória e dos Búzios.
"Enquanto a concessionária não assume integralmente sua responsabilidade, a Prefeitura vem custeando o transporte da água e a aquisição de equipamentos como caixas d'água, motobombas e mangueiras, com recursos do Fundo Municipal de Saneamento. As primeiras ações já estão em andamento", diz a nota emitida pela Prefeitura.
Na última semana, a capacidade dos reservatórios foi dobrada, chegando a 10 mil litros. Na manhã de terça-feira (22), mais duas caixas d'água de 5 mil litros foram instaladas, totalizando 20 mil litros de água potável disponíveis semanalmente, além da continuidade na entrega de galões de 20 litros às residências.
A operação agora conta com o dobro de profissionais, motobombas com potência triplicada, mangueiras de maior diâmetro e novos reservatórios. A estratégia adotada também permite economia de recursos, já que a reserva constante de água possibilita reabastecimentos semanais mais ágeis e eficientes.
A Prefeitura de Ilhabela reitera que todas as medidas implementadas são fruto do compromisso com a população caiçara e não apenas em resposta à decisão judicial. O trabalho já vinha sendo realizado desde 2022, e a estrutura foi aprimorada para garantir mais eficiência e continuidade no atendimento. Na próxima semana, a Ilha dos Búzios receberá visita técnica e as primeiras caixas d'água, dando continuidade ao plano de abastecimento emergencial enquanto a concessionária não assume sua responsabilidade contratual.