Aproximadamente 8,2 milhões de condutores paulistas realizaram o licenciamento veicular digitalmente no Estado de São Paulo. Desse total, 326.662 mil veículos foram licenciados na região administrativa de São José dos Campos. Os dados são referentes ao período entre maio, quando o serviço passou a ser 100% digital, e novembro deste ano. O processo é feito pelo portal do Poupatempo ou pelo aplicativo Poupatempo Digital, disponível nas plataformas Android e IOS.
O licenciamento veicular digital atende a Deliberação nº180/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, chamada de CRLV-e, com a mesma validade jurídica da versão impressa. O próprio motorista pode realizar o serviço online, sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade de atendimento Detran.SP ou do Poupatempo.
Como fazer o Licenciamento Digital:
Em um banco conveniado ao Detran.SP, caixa eletrônico ou internet banking, o motorista informa o número do Renavam do veículo para pagar a taxa do licenciamento e outros débitos, se houver. Um dia após o recebimento da taxa, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Denatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito - CDT. O documento poderá ser salvo no próprio celular e impresso, em papel sulfite comum.
Para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.
Vale lembrar que para o documento ser obtido, o veículo precisa estar com todos os débitos vinculados quitados, além do pagamento em dia do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT). A falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).