Ilhabela comemorou seus 219 anos de emancipação político-administrativa na última terça-feira (3) com um desfile cívico-militar que reuniu mais de 6 mil estudantes. Foram mais de 20 instituições, entre elas, organizações militares, policiais, grupo de escoteiros, escolas públicas e privadas, secretarias e projetos municipais, entidades culturais e esportivas.
O grande destaque do desfile ficou por conta do corpo de fanfarras das escolas municipais. As solenidades começaram no início da manhã com o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Toninho Colucci, pela comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Angélica Alves da Silva e pelo comandante da Capitania dos Portos de São Sebastião, o capitão de fragata Silvio da Costa Proença.
Participaram do evento a Banda Regimental de Música da Polícia Militar, sob a regência do Sarg. PM Thiago de Souza Barbosa, o grupo de escoteiros do mar Maembipe e os alunos das Escolas Cívico Municipais Senador Major Olímpio e Júlio Cezar Cardial de Tullio.
Após a cerimônia de hasteamento o público presente ainda pôde fazer uma visitação gratuita ao Aquabus, o transporte público aquaviário de Ilhabela que esteve ancorado no píer da Vila (Centro Histórico).
Desfile Cívico
Após o hasteamento das bandeiras, teve início o Desfile Cívico, Militar e Estudantil. Foram mais de 20 instituições presentes que apresentaram viaturas, efetivos, bandas e o tradicional desfile das fanfarras realizado pelas escolas municipais.
A primeira instituição a abrir o desfile foi a Marinha, seguida pelo grupo de escoteiros do mar Maembipe, pela Banda Militar da PM de São Paulo, as viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e do 17º Grupamento de Bombeiros GBMar Salvamar Paulista e a Defesa Civil de Ilhabela.
Após as instituições de segurança pública, desfilaram os projetos sociais, culturais, filantrópicos e instituições de ensino privadas. Neste bloco estiveram presentes os projetos Viva a Vida, Arte e Ofícios, Pés no Chão, Semear, Colégio ACEI, Colégio Objetivo e Action Academy. Em seguida vieram as Escolas Estaduais Prof. José Antônio Sanches Gonzales, Prof. Maria Gemma de Souza Oliveira e Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos.
Logo depois o desfile ficou por conta das escolas municipais de educação infantil que apresentaram temáticas de histórias clássicas como "Chapeuzinho Vermelho", "O Patinho Feio", "Cachinhos Dourados", "Os Três Porquinhos" e "João e Maria".
As escolas de Ensino Fundamental I e II intercalaram as temáticas dos Projetos Literários com a Cultura de Paz, trazendo os tópicos "Responsabilidade", "Justiça", "Igualdade", "Confiança", "Empatia", "Solidariedade", "Diversidade", "Tolerância" e "Respeito".
Participaram ainda os projetos e instituições CAPI, AMEEI, PITCE, UNIVESP, IETEC, CRAS e a Secretaria Municipal das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com os atletas do município, e os integrantes das oficinas culturais da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci). Por fim, as apresentações foram encerradas com a Banda Marcial de Ilhabela (BAMIF), que entregou os últimos a acordes dos festejos de aniversário do desfile.