MEC inicia pagamento de nova parcela do Pé-de-Meia 2025 para estudantes do ensino médio

Cerca de 3,2 milhões de alunos da rede pública receberão o incentivo-frequência, pago conforme mês de nascimento


O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira, 27, o pagamento da nova parcela do programa Pé-de-Meia 2025.

Os beneficiados são estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular, entre 14 e 24 anos, e também alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), entre 19 e 24 anos, inscritos no CadÚnico até 7 de fevereiro de 2025.

Para ter direito ao benefício, é necessário manter presença mínima de 80% nas aulas e possuir CPF regular.

Nesta etapa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC, estima que cerca de 3,2 milhões de estudantes da rede pública receberão o benefício até a próxima segunda-feira, 2 de dezembro. Os nascidos em janeiro e fevereiro são os primeiros a receber o valor de R$ 200, referente ao incentivo-frequência.

Os pagamentos seguem um calendário escalonado até o dia 3 de dezembro, de acordo com o mês de nascimento dos alunos matriculados em uma das três séries do ensino médio.

Os depósitos da chamada poupança do ensino médio de 2025 são feitos em uma conta poupança da Caixa, aberta automaticamente em nome dos estudantes. Para quem tem 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para uso imediato. É possível solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia pelo aplicativo Caixa Tem, permitindo realizar compras e pagamentos.

O valor também pode ser sacado nos terminais de autoatendimento, mesmo sem cartão, utilizando a identificação biométrica cadastrada.

No caso de estudantes menores de idade, é necessária a autorização do responsável legal para movimentar a conta, que pode ser concedida no aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa.

Os participantes podem consultar informações escolares, regras do programa e status dos pagamentos no aplicativo Jornada do Estudante MEC. Os dados de depósito também estão disponíveis no Caixa Tem e no Benefícios Sociais.