A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Assistência Farmacêutica e Correlatos da Secretaria de Saúde (SESAU), enviou um caminhão com doação de medicamentos em geral e psicotrópicos ao Rio Grande do Sul (RS). Os destinos foram as cidades de Eldorado do Sul e Gauíba, que receberam o caminhão com as entregas na segunda-feira (13).
O secretário de Saúde de Eldorado do Sul, Jeferson da Silveira, afirma que as doações chegaram em um ótimo momento e já estão sendo direcionadas para uso da comunidade.
"Agradeço imensamente ao prefeito Felipe Augusto, de São Sebastião, por esta grande ajuda. Parte dos medicamentos está sendo direcionada às nossas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento e também ficarão disponíveis para dispensação à população na Farmácia Central. Além das doações farmacêuticas, recebemos também 200 colchões. Cinquenta deles foram deixados no prédio da Prefeitura de Eldorado do Sul, onde temos funcionários e voluntários em escala de plantão 24 horas. Outros 150 colchões foram para alojamentos da cidade", relata o secretário.
O secretário também informa que foram recebidos galões de água potável, destinados ao Centro de Doações, de onde serão distribuídas pelo Exército à comunidade.
Na cidade de Guaíba, a secretária de Saúde, Simone Dechuta, relata que também já estão distribuindo todo material recebido. "Temos uma equipe de enfermagem e médicos que está distribuindo os insumos recebidos à população atingida. Estamos, no momento, com 64 abrigos e todos esses insumos recebidos serão muito bem destinados. Agradeço demais ao prefeito Felipe Augusto pela ajuda neste momento tão difícil para todos nós", destaca Simone.
A secretária de Saúde de São Sebastião, Laysa Pires, destaca a relevância desta entrega de medicações neste momento. "A solidariedade é muito importante em situações como esta que o Rio Grande do Sul está enfrentando. Nós já sentimos a dor de um desastre natural no ano passado e não poderíamos deixar de nos solidarizar, acolher e ajudar no que necessário".
O motorista Alexandre Sturaro, responsável pelo transporte desses insumos, relatou que foi motivo de grande orgulho fazer parte desta missão. "Foi muito emocionante ser escolhido para esta honrosa missão. Apesar do momento ser bastante triste, fiquei com o coração alegre e me sinto muito orgulhoso de poder ajudar".