Meu Pet Feliz: CCZ São José inicia nova etapa de castrações de cães e gatos

Desde que foi implantado, em agosto do ano passado, o programa já castrou mais de 3.500 animais


Mais uma etapa de castrações do programa Meu Pet Feliz, da Prefeitura de São José dos Campos, foi realizada nesta quinta-feira (5) e prossegue nesta sexta (6), no Centro de Controle de Zoonoses. Foram realizadas 160 cirurgias gratuitas de cães e gatos pela equipe de veterinários credenciados no programa.

A jovem Tainara Laís, de 21 anos, levou sua cachorrinha Aquira para castrar. Ela ficou sabendo do programa por intermédio da protetora de animais Danyana Roberta, proprietária da ONG Aubrigo da Tia Dany, uma das entidades parceiras do CCZ para incentivar a castração de animais recolhidos nas ruas.

Aquira é um dos filhotes da cachorra Nina, recolhida pela ONG da Tia Dany. "Quem me escolheu foi ela, pois precisava de uma companhia após perder um pastor", conta Tainara, que não teve dificuldades de fazer a inscrição pelo site da Prefeitura.

Quanto à cirurgia realizada nesta quinta-feira, ela disse que o procedimento foi bem rápido. "Não demorou muito, mas ela ficou com medo", diz Tainara.

O aposentado Airton dos Santos, de 66 anos, morador do Bosque dos Eucaliptos, também esteve no CCZ para castrar sua cachorra Branca, assim como José Benedito, aposentado de 75 anos e morador do Jardim Ismênia, que levou a cachorra Luna, pertencente a sua nora.

Ele já levou mais dois animais em outras fases do programa e diz que a castração é importante para evitar que cachorros quando fogem para a rua cruzem com as fêmeas que entram no cio.

A equipe de castração é formada por oito veterinários, entre eles cinco cirurgiões e três profissionais responsáveis pelo pré e pós operatório, além de 10 auxiliares.

As castrações prosseguem nesta sexta com mais 190 procedimentos. Desde que foi implantado, em agosto do ano passado, o programa já castrou mais de 3.500 animais.