Moradores reclamam do recebimento de água com gosto e cheiro desagradáveis em Pinda e Taubaté

Sabesp alega conformidade com padrões de potabilidade


Moradores de Taubaté e Pindamonhangaba enfrentam um problema persistente de abastecimento de água nos últimos quatro dias. A água fornecida está sendo descrita como barrenta e com gosto e cheiro desagradáveis.

Os relatos indicam que o problema começou na última sexta-feira (15), atingindo especialmente a região central de Taubaté e o bairro Bosque da Saúde. Em Pindamonhangaba, moradores da Vila São Benedito e de diversos outros bairros também expressaram suas queixas. Os moradores insistem que a água está com um cheiro químico e gosto de azeite, levando muitos a comprar água engarrafada para as atividades cotidianas.

Posicionamento da Sabesp

Em comunicado oficial, a Sabesp reforçou que monitora todas as etapas do sistema de abastecimento, desde o manancial até a entrada dos imóveis dos clientes. A empresa alega ter realizado vistorias em imóveis de clientes que buscaram os canais de atendimento e está em contato com autoridades ambientais para avaliar as condições do Rio Paraíba do Sul, principal manancial que abastece os municípios do Vale do Paraíba.

A Sabesp também informou que, em determinados períodos, ajustes no sistema de tratamento podem ser necessários para adequar-se à situação do manancial. A empresa destaca que o tratamento garante a qualidade da água destinada ao abastecimento.

Intervenção da Prefeitura de Pindamonhangaba

Diante da situação, a Prefeitura municipal de Pindamonhangaba já tomou medidas, buscando urgência na resolução do problema. A administração local fez tratativas com a Sabesp, solicitando celeridade para restabelecer a normalidade no abastecimento de água o mais rápido possível.