A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza na próxima segunda-feira (7), às 19h, a abertura oficial da Mostra "10 de Julho", no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. A exposição celebra os 320 anos de Pindamonhangaba com obras que enaltecem a história, a memória e a alma do município, por meio de diversas linguagens artísticas.
Consolidada como um dos principais espaços de valorização da arte local, a mostra coletiva reúne cerca de 20 artistas plásticos e visuais da cidade e da região, apresentando ao público mais de 40 obras, entre pinturas, fotografias, esculturas, cerâmicas e instalações visuais. A iniciativa busca ampliar o acesso à arte e conectar o visitante às expressões que traduzem o espírito pindamonhangabense.
Além da exposição, o evento de abertura contará com sarau multicultural, apresentações artísticas e a palestra "Pindamonhangaba: Tempo e Memória", ministrada por Juracy Condé. A programação especial tem como objetivo proporcionar ao público uma imersão sensível e histórica na trajetória da cidade, estimulando o sentimento de pertencimento e valorização cultural.
"A mostra é mais do que comemorar o aniversário de Pindamonhangaba, é celebrar nossa Terra, nossa gente da maneira mais sublime: com arte", afirmou o chefe da Divisão de Patrimônio Histórico, Mauro Celso Barbosa.
A entrada é gratuita, e a visitação poderá ser feita de terça a sábado, durante o horário de funcionamento do museu, até o dia 31 de agosto. A exposição convida os visitantes a um mergulho visual pela história da cidade, revelando múltiplas narrativas e olhares sobre o que é ser Pindamonhangabense.