Mulheres correm por respeito, dignidade e fim do preconceito

Primeira corrida da mulher de Pindamonhangaba contou com mais de 500 competidoras


A primeira Corrida da Mulher de Pindamonhangaba reuniu cerca de 500 competidoras na manhã de domingo (26), para um percurso de 5km pelas ruas do centro, com largada e conclusão da Praça do Quartel.

Houve ainda caminhada de 2km e todas as participantes inscritas receberam kit com camiseta e medalha. Ao fim da prova todas as inscritas receberam kit lanche.

O evento aliou esporte e lazer com conscientização social. "Além de correr como prática de atividade física, elas correram para mostrar a força e a luta da mulher na sociedade por dignidade, igualdade de oportunidades, bem como seu enfrentamento ao preconceito, ao assédio e todas as outras formas de agressão que elas sofrem diariamente em todo o país", disse o secretário de Esportes Everton Chinaqui.

Ele parabenizou as atletas e afirmou que "essa é a primeira de muitas corridas para mulheres. Conversamos com o prefeito, Dr. Isael, com a presidente do Fundo Social, Claudia Domingues, e com o vice-prefeito Ricardo Piorino, e estamos incluindo essa corrida no nosso calendário oficial de eventos. Agradeço o apoio que tivemos de todas as secretarias, da Câmara de Vereadores e do setor privado".

Everton Chinaqui disse que "a corrida ajuda a promover a conscientização social sobre a importância da luta pelo respeito e dignidade plena das mulheres. É uma questão que é pouco debatida em sociedade, mas este ano trazemos esse assunto à tona de uma forma diferente, alinhando o esporte com os direitos humanos".

A empresária Amanda Antunes parabenizou a ação da Prefeitura. "Fiquei muito emocionada, quando olhei centenas de mulheres participando e se superando. O clima da corrida foi diferente, foi muito especial. Todas as mulheres animadas, se sentindo valorizadas. Achei maravilhoso só ter mulher. Sinto falta de eventos para o público feminino. E hoje foi um evento que nos homenageou, que nos fez sentir prestigiadas".

Assim como ela, a professora Ana Maria Conceição também aprovou a iniciativa. "Parabéns pela atitude dos envolvidos. Foi uma prova muito divertida, com ginástica e dança antes. Uma corrida que nos valoriza, nos respeita como mulher e como pessoa. Espero participar das próximas e que essa corrida ajude a sociedade a se conscientizar e a própria mulher a se valorizar também".

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues, e o prefeito em exercício, Ricardo Piorino, também acompanharam a corrida e ressaltaram as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura em prol das mulheres, como criação da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, CRAVI, ações nas áreas de Assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte, Lazer, cursos do Fundo Social e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dentre outras ações.