O cientista Raimundo Almeida Filho, pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), lança o livro "O Brasil na Era Espacial - Relatos de bastidores dos principais eventos ocorridos em seis décadas de atividades espaciais no Brasil". A obra apresenta um panorama detalhado do desenvolvimento do setor aeroespacial no país, resgatando conquistas, desafios e os motivos que impediram o Brasil de se consolidar como potência na corrida espacial.
Almeida Filho, que iniciou sua trajetória no INPE em 1974, se baseou em documentos históricos e experiências próprias para compor a narrativa. O livro analisa desde os primeiros passos do Brasil no setor, na década de 1960, até os desafios enfrentados atualmente. O autor destaca que, apesar do pioneirismo brasileiro em projetos espaciais, a falta de continuidade e restrições tecnológicas e orçamentárias foram determinantes para o país não avançar no mesmo ritmo de outras nações, como Estados Unidos, China e Rússia.
A obra também aborda os bastidores das parcerias internacionais do Brasil com países como China, Estados Unidos, Ucrânia e Argentina, além dos impactos de decisões políticas na trajetória do setor.
Publicado pela Editora Viseu, o livro conta com 400 páginas e já está disponível para compra online (Clique aqui para acessar).